Menu

Cidades

Geribá livre: a hora da verdade em Búzios

População denuncia e MPF manda prefeitura de Búzios agir

Em documento emitido na tarde desta sexta-feira (21), o procurador da república, Leandro Mitidieri recomenda ao secretário de Meio Ambiente de Búzios, Duda Tedesco, que proceda a retirada imediata de toda a vegetação plantada recentemente na faixa de areia da praia de Geribá, assim como sacos de areia e todos os demais objetos estranhos ali depositados.

O documento também pede que a prefeitura informe o nome e a qualificação das pessoas responsáveis pelo plantio de vegetação na faixa de areia da praia de Geribá e pela inserção de objetos estranhos na areia, sem a devida autorização e estudo ambiental.

O procurador também quer que a secretaria de Meio Ambiente apure de onde foi retirada a vegetação plantada e o custo total das operações da prefeitura para correção dessas irregularidades. Isso para fins de instauração de responsabilização cível e penal. A prefeitura tem o prazo de 48 horas para cumprir a recomendação do MPF.

Embate na praia gera recomendação do MPF

Elaborado após operação da prefeitura de Búzios na praia de Geribá, na quinta-feira (20), o documento emitido pelo MPF vem em resposta a um episódio em especial, presenciado por pescadores e moradores.

– Durante a ação de retirada de cercas e plantas exóticas da faixa de areia, agentes da secretaria de Meio Ambiente trabalhavam em frente a uma casa próxima à servidão número sete, quando receberam uma ligação e pararam o serviço. Não só pararam o serviço, como também replantaram o que tinham arrancado – nos conta o pescador Fabiano da Costa.

A revolta da população que acompanhava tudo gerou informação para que o MPF pudesse atuar. Organizados no coletivo Geribá Livre, moradores estão atentos a tudo o que acontece na praia, e acompanham de perto as recentes operações da prefeitura para dar fim a inúmeras irregularidades identificadas pelo MPF, como invasão de espaço público, invasão de APP, despejo de líquido na areia, plantio de vegetação exótica, entre outras, cometidas pelos proprietários das casas situadas de frente para o mar.

O MPF garante que as operações na praia de Geribá vão continuar até que todas as irregularidades sejam sanadas.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Os organizacores do evento: Andre Gagliano, 
Jullio Vaz e 
Zé Augustto com a relações públicas Sylvana Graça

San Island Weekend 2024: Ivete Sangalo e Claudia Leitte agitam Búzios

O platô em terreno inclinado é o inicio da  construção de heliponto

Construção irregular de heliponto em Búzios gera preocupação entre moradores

Divulgação

Tawa Beach apresenta Murilo Motta nesta quarta de feriado

Divulgação Luan Schuenckel Trio Foto:Pedro Mariano

Blues nas Ruas: projeto realiza shows spots gratuitos durante os sábados de maio em Búzios e Petrópolis