Menu

Cidades

Funcionário público do ambulatório direcionado à população travesti e transexual de Cabo Frio é agredido

  • Home
  • Destaque 1
  • Funcionário público do ambulatório direcionado à população travesti e transexual de Cabo Frio é agredido
Servidor público foi apedrejado durante expediente de trabalho nesta sexta-feira (15) e encaminhado para UPA do Parque Burle.
Imagem: Reprodução/Internet
Imagem: Reprodução/Internet

Um funcionário público do ambulatório de atenção à saúde da população travesti e transexual de Cabo Frio foi agredido durante o expediente de trabalho na manhã desta sexta-feira (15). Uma pedra foi lançada contra a unidade que quebrou a janela e atingiu o rosto do funcionário. A vítima foi encaminhada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no bairro Parque Burle, passou por exames e foi liberado em seguida.

No fim da tarde, a Prefeitura de Cabo Frio emitiu uma nota de repúdio contra o ato de homofobia. A Secretaria de Saúde acionou as autoridades para que seja investigado e a pessoa responsável devidamente punida de acordo com o que determina a lei. Agentes da Guarda Civil Municipal passaram a reforçar a segurança no ambulatório.

A Coordenadoria Geral dos Direitos Humanos (COGEDIH) de Cabo Frio acompanhou o atendimento na UPA e deixou à disposição do servidor suporte jurídico e psicológico.

Foto: Arquivo pessoal | Máscara suja de sangue no chão da sala de atendimento do ambulatório.

Homofobia é crime

Em 2019, o Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou a criminalização da homofobia e da transfobia. Os ministros determinaram que a conduta passasse a ser punida pela Lei de Racismo (7716/89). Um crime hediondo, inafiançável e com pena de dois a cinco anos de prisão para o agressor.

Ambulatório de Atenção à Saúde da população Travesti e Transexual

A unidade foi inaugurada em dezembro de 2021 pela prefeitura de Cabo Frio, através da iniciativa da Secretaria de Saúde para a promoção dos direitos básicos de cada cidadão aos serviços na rede pública. O ambulatório está localizado na rua Leonor Fonseca da Costa, s/n, bairro Porto do Carro, e conta com uma equipe multidisciplinar para atendimento aos pacientes. O local funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 17h.

Zap da Cidadania

Recentemente, com o intuito de facilitar o recebimento de denúncias de violação da dignidade humana, a Prefeitura de Cabo Frio lançou o Zap da Cidadania. O canal de atendimento funciona pelo número (22) 9 9249-9976. Se enquadram nas infrações: violência contra a mulher; racismo e injúria racial; homofobia e transfobia; intolerância religiosa; violência policial; trabalho análogo à escravidão; abuso sexual e abuso psicológico.

*Essa matéria poderá ser atualizada a qualquer momento*

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Guarda Ambiental de Búzios e Instituto Larissa Saruê realizam soltura de animais silvestres na APA do Pau Brasil

Cabo Frio amplia vacinação contra a gripe influenza para toda a população acima de 6 meses

Coordenadoria-geral de Igualdade Racial de Cabo Frio divulga calendário mensal de atividades

Vacina da gripe é liberada para toda população acima de seis meses em Rio das Ostras