Pesquisar
Menu
Degradê com CSS

Primeiro Festival Regional de Turismo reúne 13 municípios da Costa do Sol

Evento acontece de 21 a 23 de setembro, em Saquarema, e vai transformar demandas do setor em propostas para o desenvolvimento integrado da região
Festival de Turismo da Costa do Sol reunirá representantes de 13 municípios em Saquarema
Primeiro Festival de Turismo da Costa do Sol será realizado de 21 a 23 de setembro, no Centro de Eventos de Saquarema. Foto: Divulgação/CONDETUR Costa do Sol

Os 13 municípios que integram a Costa do Sol estarão reunidos entre os dias 21 e 23 de setembro, em Saquarema, para o 1º Festival de Turismo da Costa do Sol. Segundo o CONDETUR Costa do Sol, responsável pela realização do encontro, a programação foi organizada para reunir representantes do poder público e da iniciativa privada em torno de demandas comuns do turismo regional.

O festival será gratuito e acontecerá das 13h às 17h, no Centro de Eventos de Saquarema. De acordo com a organização, a expectativa é receber até 600 pessoas ao longo dos três dias, entre gestores públicos, empresários, trabalhadores, empreendedores e profissionais ligados ao setor.

Participam Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Carapebus, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Macaé, Maricá, Quissamã, Rio das Ostras, São Pedro da Aldeia e Saquarema.

Segundo o CONDETUR, a proposta é tratar o turismo de forma integrada, discutindo questões que ultrapassam os limites de cada município e atingem diferentes segmentos da cadeia turística, como hotelaria, gastronomia, transporte, comércio, cultura e lazer.

Debates devem resultar em propostas regionais

No primeiro dia, 21 de setembro, a programação prevê debates sobre políticas públicas, desenvolvimento sustentável e integração regional.

No dia 22, os participantes serão divididos em cinco câmaras setoriais. De acordo com a organização, as discussões servirão de base para a elaboração de propostas que poderão posteriormente ser trabalhadas pelo CONDETUR na busca por recursos estaduais e federais.

O terceiro dia terá debates sobre segurança no turismo de aventura, tendências do setor e captação de recursos. A programação também prevê a apresentação do Qualificatur Costa do Sol, programa de qualificação profissional direcionado aos segmentos de hotelaria e gastronomia.

Segundo o CONDETUR, ao final do festival serão apresentadas cinco propostas construídas durante os três dias de discussão. As demandas levantadas também deverão integrar um documento coletivo para acompanhamento e encaminhamento das iniciativas.

A organização informa ainda que pretende transformar o Festival de Turismo da Costa do Sol em um encontro anual e itinerante, com futuras edições realizadas em outros municípios da região.

Sandro Peixoto

Sandro Peixoto, jornalista, cronista de Búzios, foi repórter em O Perú Molhado

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Volta Internacional da Laguna terá percurso de 100 km pela Região dos Lagos

Datafolha mostra empate técnico entre Lula e Flávio Bolsonaro no segundo turno

Macaé Moto Week amplia programação para 30 bandas e terá show de Capital Inicial

Hemolagos abre neste sábado com estoques críticos de sangue O+ e O-

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

[mailpoet_form id="2"]