Fenômeno astronômico poderá ser visto no céu a partir desta segunda-feira (21). Evento marca o alinhamento mais próximo entre Júpiter e Saturno
Imagina poder ver os dois maiores planetas do nosso sistema solar alinhados? O fenômeno conhecido como “Grande Conjunção” poderá ser visto a olho nu pela maior parte dos países do Hemisfério Sul na noite desta segunda-feira (21).
Nesta ocasião, as pessoas poderão ver os planetas Júpiter e Saturno alinhados, situação que só ocorre a cada 20 anos. Neste ano, os dois planetas estarão mais próximos do que em outras vezes que o fenômeno aconteceu.
De acordo com a Agência Aeroespacial Norte americana (NASA), a última vez em que os planetas estiveram tão próximos no evento, foi há quase 400 anos, e a última vez em que foi registrado durante a noite e pode ser visto da terra foi no ano de 1226, aproximadamente 800 anos atrás.
O alinhamento também é conhecido como “Estrela de Natal” (Christmas Star), fazendo alusão ao fenômeno da estrela de Belém, conhecida na história do nascimento de Jesus. Segundo a NASA, os planetas poderão ser vistos no céu pelas próximas duas semanas.
O fenômeno irá acontecer no Solstício de Verão, ou seja, o dia que marca o fim da primavera e o início do verão, na parte sul do planeta. No Solstício, o hemisfério é iluminado pelo sol por mais tempo, sendo o dia mais longo do ano.