Verão inicia com altas temperaturas na Região dos Lagos

Nesta segunda-feira (21), inicia o verão com altas temperaturas nas cidades da Região dos Lagos, mas previsão do INMET espera grande volume de chuva

A partir desta segunda-feira (21), inicia a estação do verão no Brasil e em todos os países do Hemisfério Sul. Além das altas temperaturas, o período marca a alta temporada para o turismo, em especial nos municípios da Região dos Lagos.

Devido à posição relativa do Sol, estando mais ao sul, os próximos meses serão de dias mais longos que as noites. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), esta estação traz mudanças rápidas nas condições de tempo, ou seja: chuva forte, queda de granizo, vento com intensidade variando de moderada à forte e descargas elétricas.

Nesta segunda-feira (21), a previsão de temperatura é de mínima de 23°C e máxima de 35°C nas cidades da Costa do Sol. Segundo o Instituto, espera-se temperaturas acima de 21°C durante toda a semana, com riscos de pancadas de chuva isoladas.

Regiões do Brasil

Segundo o INMET, o verão traz chuvas frequentes em praticamente todo o país, com exceção do extremo sul do Rio Grande do Sul, nordeste de Roraima e leste do Nordeste, onde geralmente os totais de chuvas são inferiores a 400 mm.

Nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, as chuvas neste período são ocasionadas principalmente pela atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), enquanto que no norte das regiões Nordeste e Norte, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) é o principal sistema responsável pela ocorrência de chuvas.

Em média, os maiores volumes de precipitação podem ser observados sobre as regiões Norte e Centro-Oeste, com totais na faixa entre 700 e 1100 mm.

Além do turismo, o Instituto ainda ressalta a importância do verão para atividades econômicas como a agropecuária, a geração de energia, por meio das hidrelétricas, e para a reposição hídrica, pois o grande volume de chuvas colabora para a manutenção dos reservatórios de abastecimento de água em níveis satisfatórios.

Comentários

Windows Lizenz Windows 10 Lizenz Office 2019 Lizenz Kaufen Office 365 kaufen Windows 10 Home kaufen Office 2016 kaufen windows 10 satın al windows 10 pro satın al