Fazer exercícios previne doenças cardiovasculares principalmente no inverno

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Imagens de internet.
Imagens de internet.

O inverno está batendo à porta e você ainda não começou a cumprir a promessa do ano novo? A academia ainda está em segundo plano? Então se anime, pois a prática de exercícios é uma das melhores formas de prevenir as doenças cardiovasculares, principalmente no inverno, período do ano que aumenta 30% as chances de registro de infarto. Mas antes de iniciar as atividades, é muito importante você procurar um cardiologista e ver como anda a sua saúde.

Um dos exames fundamentais que deve ser realizado antes da prática regular de exercícios, é o teste ergométrico, que em Macaé pode ser feito na Unidade do Coração (Unicor). Ele é um procedimento clínico, em que o paciente faz caminhada ou corrida em esteira rolante, com o objetivo de avaliar o funcionamento do coração.

“Por meio do teste ergométrico, é possível investigar se o paciente apresenta alguma anomalia cardíaca que poderá colocá-lo em risco durante a atividade física. Além disso, monitora-se a pressão arterial em repouso e durante todo o teste, o que permite avaliar o funcionamento do sistema cardiovascular como um todo e estimar o consumo máximo de oxigênio”, explicou a médica da Unicor, Liana Félix.

Publicidade

A partir do resultado do exame, que sai no mesmo dia, o médico poderá indicar o melhor exercício para o paciente. “A correta prescrição da atividade física, com o consequente aproveitamento dos benefícios do exercício na saúde, tanto física como emocional, são os objetivos principais da avaliação cardiovascular antes do início da prática das atividades físicas”, destacou a médica.

Dra. Liana disse que o ideal é fazer o teste ergométrico a cada seis meses, independentemente da idade do paciente, uma vez que as condições cardiovasculares e de condicionamento físico sofrem influência de fatores como o estresse, a dieta e o treinamento.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Últimas Notícias

MEIO AMBIENTE

Gustavo Schmidt fala sobre o trabalho desenvolvido pela Comissão de Meio Ambiente da Alerj e aponta futuro de Búzios e região

RIO UNA

“Búzios: paraíso sob ameaça” é tema de audiência pública na Câmara Municipal

DEBATE NA BAND

“Você é culpado ou incompetente?”, questiona Freixo a Claudio Castro durante debate na Band

MULTIVACINAÇÃO

Maricá, Cabo Frio e Rio das Ostras iniciam Campanha de Multivacinação nesta segunda-feira (8)

APOIO FEMININO

Aquiles Barreto reúne centenas de mulheres para discutir políticas públicas em Cabo Frio

MEMÓRIA AFETIVA

8ª edição do Festival Sabores de Cabo Frio terá como tema “Receitas com boas lembranças”