Menu

Cidades

Estudantes da Escola Nicomedes poderão iniciar as aulas presenciais no prédio reformado, disse Alexandre Martins

Os participantes da live responderam a respeito dos temas educação, meio ambiente e administração pública. Foto: Prensa de Babel
Os participantes da live responderam a respeito dos temas educação, meio ambiente e administração pública. Foto: Prensa de Babel

O prefeito foi o entrevistado da Prensa ao Vivo na noite desta quarta-feira (9) juntamente com o presidente da Câmara Municipal, Rafael Aguiar

A Prensa de Babel retomou as lives semanais e os primeiros entrevistados foram o prefeito de Búzios, Alexandre Martins, e o presidente da Câmara Municipal, Rafael Aguiar. Os participantes responderam a respeito dos temas educação, meio ambiente e administração pública. Durante a entrevista o chefe do executivo adiantou a possibilidade de retomar as aulas presenciais na próxima segunda-feira (14) e também sobre as obras da Escola Municipal Nicomedes Theotonio Vieira, que, segundo ele, estão adiantadas e que há possibilidade de os estudantes desta unidade retornarem às aulas presenciais já no prédio reformado a partir de março.

Alexandre disse que como as crianças ainda estão sendo vacinadas houve uma preocupação com contágio da Covid-19 e, principalmente, da variante Ômicron. A cidade teve um aumento de casos em janeiro, mas os relatórios que recebe diariamente da Secretaria de Saúde têm apresentado queda nos números. Por isso, está em avaliação a possibilidade de retomada das aulas na próxima segunda-feira (14). Vale destacar que os pais e alunos fizeram uma manifestação esta semana e o principal assunto da pauta de reivindicações era a exigência da retomada das aulas presenciais ainda este mês para evitar prejuízo aos alunos.

Questionado se as escolas estão com a manutenção em dia para receber os alunos, Alexandre disse que sim e que somente a Escola Nicomedes está em obra estrutural, assumiu que houve erro por parte do governo pelo atraso do início da obra e garantiu que não há risco aos alunos.

“A gente pegou essa unidade condenada, que eu também não entendi. A gente analisou novamente e não tem risco nenhum de cair. Tem o piso que afundou, a parede que rachou, mas vamos trocar todo o piso e resolver as rachaduras. Houve morosidade para licitar o processo, eu não tenho dificuldade nenhuma de assumir o erro. O processo tramita em várias secretarias e com muita burocracia. Mas esse ano colocamos duas equipes de licitação para dar celeridade aos processos. As obras da Escola Nicomedes estão adiantas, há possibilidade de os alunos estudarem já em março no prédio reformado. Vamos acompanhar o dia a dia. Mas não tendo possibilidade de estar no Nicomedes, nós vamos ter o espaço adequado e salubre para que nossos alunos estudem”.

O presidente da Câmara, Rafael Aguiar, disse que as Comissões de Educação do legislativo estão acompanhando as discussões sobre essa retomada das aulas.

“Claro que a gente quer que volte às aulas, mas tem que ser de forma muito responsável. Nesta quinta-feira teremos uma reunião com a comissão da Secretaria de Educação para definir essa retomada”, disse Rafael.

Rafael também disse que a Casa Legislativa está acompanhando também o andamento da licitação dos tablets, previstos pelo governo para entrega a partir de março, primeiro para os professores e depois para os alunos. Esse equipamento será usado como material de apoio para os estudantes. Além disso, outro ponto levantado pelo vereador são os uniformes, que não são desmobilizados aos estudantes há 12 anos e que também estão na lista de prioridade do governo e deverá ser entregue também em março.

A entrega dos kits alimentação já foi retomada esta semana. Segundo o prefeito houve uma demora na liberação do empenho devido a dotação orçamentária e atraso dos fornecedores, mas garantiu que os pais vão receber os retroativos, referentes a outubro, novembro e dezembro, quando do encerramento do valecard. Os alunos receberão as cestas até o início das aulas 100% presenciais, em 7 de março.

Quanto aos ônibus escolares, Alexandre Martins disse que 19 estão funcionando atualmente. Além disso, disse que está licitando veículos para universitários, mas que também está sendo avaliada uma parceria com empresa de transporte coletivo, a Auto Viação Salineira, para que esses estudantes do ensino superior tenham um passe estudantil.

Meio ambiente

Sobre o Meio Ambiente, o chefe do executivo disse que está acompanhando a situação do Rio Una, que afeta diretamente as praias de Búzios. Foi feito um sobrevoo com apoio da Marinha e coleta de amostras da água. A Secretaria de Meio Ambiente, Pesca e Urbanismo está aguardando os laudos para ver quais medidas serão adotadas. Lembrou que as questões do Una devem ser tratadas de forma conjunta pelos municípios vizinhos, principalmente Cabo Frio que abriga maior parte do corpo hídrico. Além disso, falou sobre o Canal de Cem Braças vai receber urbanização e vias de acesso aos bairros.

Administração Pública

Durante a live o prefeito foi questionado sobre o projeto de extinção de cargos. Alexandre explicou que são cargos que não atendem mais o município. A intenção é terceirizar alguns serviços para reduzir as despesas e conseguir valorizar o profissional com salários melhores criando um piso. O projeto foi retirado da pauta para ajustes e voltará ainda este mês.

Quanto à possibilidade de trocar o secretariado, Alexandre disse que não tem dificuldade de fazer mudanças. “Eu exonero mais rápido que nomeio. Não tenho problema com isso. A ideia é dar certo. A mudança é normal, já fiz várias no segundo e terceiro escalão. Mudanças administrativas acontecem para a gestão andar”, disse o chefe do executivo.

Assista a entrevista na íntegra clicando aqui.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Grupo Bz promove rifa solidária em apoio às vítmas das chuvas no Rio Grande do Sul

Morador de Manguinhos denuncia vazamento de água

Escola de Artes e Ofícios Zanine em Búzios promove Experiências Criativas para Adultos

Búzios promove terceiro encontro do Seminário Abolição da Escravatura