Menu

Cidades

Estado confirma 33 casos de Covid-19 em Búzios

painel 19 de maio

Município relaxa medidas de contenção durante feriados e casos aumentam

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirmou no último boletim com o balanço de casos do novo coronavírus (Covid-19), 33 pacientes infectados no município de Búzios. Os casos estão distribuídos em quase todos os bairros e atingem a faixa etária entre 0 e 69 anos. Um aumento rápido e considerável cerca de duas semanas após o feriado de 1 de maio e do Dia das Mães, período em que segundo diversos relatos, veranistas visitaram o balneário.

A Prefeitura de Búzios mantém seu painel desde o início dos primeiros casos em divergência com os boletins do Estado, apresentando sempre números abaixo do divulgado. Sobre as discrepância, a Prensa fez contato com a SES que enviou a seguinte nota.

A Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SVS) frisa que a notificação de casos e óbitos é de responsabilidade dos municípios e que, sendo observadas discrepâncias, a SVS entra em contato para solicitar a regularização da situação e, caso proceda, a correção nos canais oficiais. A SVS reforça que realiza, em conjunto com as vigilâncias municipais, revisão epidemiológica de casos de maneira permanente.

A SVS esclarece ainda que coleta os dados nos sistemas oficiais do Ministério da Saúde após inclusão das informações pelos municípios. Contudo, eventualmente os sistemas do MS apresentam instabilidade e os municípios adiam as notificações. Por isso, pode haver defasagem de informações, sendo os casos mais antigos contabilizados primeiro.

Em apoio aos canais federais, o CIEVS, da Secretaria de Estado de Saúde, também recolhe dados em planilhas próprias, por vezes antes de serem notificados nos demais sistemas.

Ao todo, são disponibilizados quatro canais de informação (e-SUS VE, SIVEP-gripe, GAL e e-mail do CIEVS) nos quais os municípios devem inserir seus números de casos e óbitos por coronavírus, e que são acompanhados diária e rigorosamente pela equipe estadual. Possíveis divergências de informação entre os dados da SES e dos municípios ocorrem quando não há notificação adequada nos sistemas oficiais.

Búzios é a cidade da região com o maior número de flexibilizações do comécio, três ao todo. Somente pousadas, hotéis, restaurantes e lojas de vestuário estão fechados na cidade. Apesar do uso obrigatório de máscara, basta uma saída para testemunhar a baixa adesão ao decreto. Além disso, as barreiras sanitárias, segundo relatos de moradores, tem relaxado a entrada de carros com placas de outros municípios e sem apresentação de documentos comprobatórios.

O município estuda a abertura das praias e liberação de esportes aquáticos e individuais, no entanto, sem data confirmada.

O que diz a Prefeitura de Búzios

A instituição atualizou seu painel nesta terça-feira (19) às 8h contabilizando 32 casos confirmados, 1 óbito e dois pacientes hospitalizados. Outros 300 seguem em investigação. Em entrevista à Rádio Tupi, o prefeito André Granado informou que há um segundo óbito sendo investigado. 

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Ambulantes de Búzios terão de realizar recadastramento anual

São Pedro disponibiliza pontos de coleta para doações ao Rio Grande do Sul

Empresários de Rio das Ostras podem participar de sessão de negócios gratuita

São Pedro oferece gratuitamente órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção