O presidente da Câmara de Búzios Henrique Gomes inaugurou nesta quinta-feira (03/11) a Escola do Legislativo, cujo objetivo é treinar e capacitar seus servidores e os conselheiros municipais de fiscalização, contribuindo para o aprimoramento dos serviços e melhora no controle social.
“Estamos vendo uma retomada do interesse da população, o que é muito bom, em participar mais ativamente da politica e das atividades do Legislativo. Para que não se limite apenas às participações nas sessões estamos, eu e os demais vereadores da Casa, a Escola Legislativa para dar acesso ao conhecimento da Coisa Pública a todos os membros de nossa comunidade”, explicou o presidente Henrique Gomes.
A Escola, que tem como coordenador o auditor da Câmara, Marcelo Valverde, além de aulas presenciais, terá módulos disponíveis online através de vídeo aulas que poderão ser acessadas por pessoas de qualquer lugar do mundo, o que possibilitará, além da transparência na informação, o fomento e formação de estudantes nas atividades de suporte técnico-administrativo ampliando a sua formação em assuntos legislativos, desenvolver programas de ensino objetivando a formação e a qualificação de lideranças comunitárias e políticas, tendo sempre como foco principal o conhecimento sobre gestão e finanças publicas.
Na inauguração, o monitor interno da Escola do Legislativo Marcelo Valverde explicou aos funcionários e conselheiros como funcionarão os cursos. Segundo ele, na Escola será utilizada a pedagogia da sala invertida. “Enquanto na pedagogia tradicional, o aluno aprende e estuda em casa; na pedagogia da sala invertida, ele estuda na internet e depois vai à sala de aula para atividades práticas, estudo de casos e tirar dúvidas.”, explicou. A flexibilidade de horário e o maior alcance é a grande vantagem do curso no ambiente online.
A vereadora Joice Costa parabenizou a iniciativa. “Essa questão dos conselhos, podendo vir a Casa participar das aulas para entender a parte contábil, é muito importante, pois alguns conselhos, como o da Saúde, têm dificuldade em entender os números apresentados.”, acrescentou.
“Isso é importante para o cidadão vai entender melhor sobre isso e poder acompanhar com mais clareza a gestão do dinheiro publico”, contou Valverde.