Pular para o conteúdo
Search

Erramos – Sepe-RJ não publicou nota contrária ao Núcleo Lagos

Nota fazia referência ao conflito entre o núcleo Lagos e o secretário municipal no episódio em que o sindicato se refere a ele como “Capitão do Mato”

A Prensa cometeu um erro de apuração em matéria publicada no dia 8 de abril deste ano, ao afirmar que o Sepe Central publicou nota se posicionando contrário a afirmação do núcleo Lagos sobre a utilização do termo “capitão do mato” para se referir ao secretário de educação de Cabo Frio, Flavio Guimarães. A matéria pretendia repercutir o fato que gerou amplo debate sobre o racismo estrutural em Cabo Frio e região, mas errou ao não distinguir que a nota em questão havia sido publicada pelo SEPE pela Base, uma das correntes dentro do SEPE (o que o jornal assume que desconhecia), sem que houvesse um posicionamento oficial do Sepe Central.
No início da noite desta sexta-feira (16), o SEPE Central publicou nota onde informa que “não é verdadeira a nota intitulada ‘Nota da Secretaria de Combate A Discriminação Racial Do Sepe Central” e cita o jornal respeitosamente afirmando que a publicamos erroneamente. Em seguida o Sepe Central reafirma que a nota em questão “não foi publicada oficialmente pela direção do sindicato e, portanto, não traduz o posicionamento do SEPE-RJ sobre o conflito entre o núcleo Lagos e o secretário municipal”.
Não é a primeira vez que a Prensa erra, e fatalmente acontecerá outras vezes. Mas assim que entramos em contato com a informação do SEPE-RJ, demos início ao processo de criação da nota de retratação que, como versa nossa pratica editorial, solicita a revisão da matéria citada pelo jornalista que a redigiu e, identificado o equívoco, posterior publicação na coluna erramos.
Logo em seguida, tivemos acesso a publicação do Núcleo Lagos em que trata a matéria em questão como Fake News, sem que a Prensa, que teve acesso ao conteúdo minutos antes, pudesse se retratar, o que poderíamos seguir discutindo no campo institucional e editorial por se tratar de uma oportunidade para aprofundamento do tema, visto quer o jornal não tem problemas com a discussão do tema utilizando-se dos seus próprios erros.
A publicação do SEPE Lagos, em seu último parágrafo, perde-se em seu caráter institucional ao considerar relevante a informação de que uma das sócias fundadoras da Prensa, com citação nominal, é assessora de imprensa na Secretaria de Educação de Cabo Frio – tendo ela se afastado da editoria e como repórter do jornal assim que assumiu esse posto de trabalho (prática na Prensa desde sua fundação) não sendo responsável nem pela matéria e nem pela decisão de publicação da mesma. A Prensa desconhece as motivações, mas é certo de que abre diversas interpretações que podem causar prejuízos pessoais.
Outra afirmação, na mesma nota é de que a Prensa estaria praticando perseguição ao Sepe Lagos, o que não corresponde à verdade. Em todas as matérias sobre tema, foi mantido o objetivo informativo dos fatos, tendo, inclusive, um longo histórico de publicações sobre as demandas e ações do Sepe em diversos momentos ao longo dos mais de quatro de existência do jornal.
Reafirmamos o erro material e registramos aqui a retração com a mesma publicidade dada à matéria equivocada sobre a autoria da nota que gerou a manifestação do SEPE-RJ e núcleo Lagos, no entanto, reafirmamos nosso posicionamento editorial sobre o cunho racista da expressão “Capitão do Mato”, mas sem citações pessoais e ainda sem juízo se era essa a intenção do sindicato, se atendo apenas ao racismo estrutural contido na expressão.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.