Menu

Cidades

Em Maricá agentes da Ronda Escolar visitam mais de 1500 escolas em nove meses

Grupamento atua com ações de segurança, auxílio a professores e diretores e na orientação de alunos
52325185451_6963bc6af9_k

A Ronda Escolar da Guarda Municipal de Maricá realizou 1.581 visitas a unidades escolares, até 26 de setembro deste ano, para realização de ações preventivas de segurança, auxílio a professores, palestras educativas, entre outras atividades. A instituição é vinculada à Secretaria de Ordem Pública e Gestão de Gabinete Institucional (Seop).

Criado em 2003, o grupamento conta com 13 agentes divididos em três grupos que atuam de forma intercalada em duas rotas: Centro X Jaconé e Centro X Itaipuaçu, totalizando 76 escolas; 65 municipais, dez estaduais e uma federal. A unidade conta com duas viaturas.

“Nós visitamos às escolas para fazer um papel tanto pedagógico quanto de segurança pública. Auxiliamos as diretoras em ocorrências e orientamos os alunos sobre a importância de obedecer às instruções dadas por professores e diretores. Esse contato é essencial para o desenvolvimento das crianças e adolescentes, pela proximidade com a Guarda Municipal, que é um órgão que representa a Prefeitura. Nós somos a Prefeitura dentro do colégio”, explica o guarda municipal, Rafael Martins, que é integrante da Ronda Escolar.

Trabalho reconhecido dentro e fora da escola

Para Deise Brito, diretora da Casa da Criança de Inoã, esse trabalho é muito importante. “As pessoas têm a noção de guarda municipal no trânsito, mas são várias repartições. A Ronda Escolar tem sido muito útil porque com a vinda deles, acabaram os casos de furtos de celulares por aqui”, disse a diretora.

Mãe de aluno e moradora de Inoã, Renata Santos concorda com a diretora. “A presença deles traz segurança e isso é primordial. Segurança para os pais e responsáveis, para moradores e para as pessoas que trabalham na escola. Isso é muito importante”, afirmou.

A diretora adjunta da Escola Municipalizada de Inoã, Antônia Rocha, destaca o apoio que os profissionais oferecem em situações delicadas ou de conflito. “A intermediação da Ronda Escolar para resolução de conflitos é muito importante. Os guardas ajudam demais dando segurança aos profissionais”, avalia.

Referência para os alunos

A importância do serviço realizado pela Guarda Municipal nas escolas reflete na opinião dos alunos, que aprendem sobre diversos assuntos com as visitas e as palestras feitas pelos agentes. “Eles ensinam várias coisas para a gente sobre não brigar e bullyings”, conta Pietro Ruan, 9 anos. “Os guardas falam que é pra respeitar os outros e ficar bem, e que não é para brigar com o colega”, completa Rian Santos, 8 anos.

Os agentes que atuam no grupamento também ressaltam que, muitas vezes, a atuação nas escolas fazem com que se tornem verdadeiros amigos dos alunos. “Os pequenos adoram receber a gente. Alguns pedem autógrafo, outros pedem abraço, falam que tem o sonho de ser guarda, de ser policial. Mas na maioria das vezes, eles encontram na gente uma referência e querem conversar mesmo. Já aconteceu de eu estar no banheiro e uma menina vir pedir conselhos sobre a vida e contar o que está acontecendo”, lembra a guarda municipal Dafne Soares, que também integra o grupamento.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Moradores de Manguinhos terão 30 dias para conectar-se à rede de esgoto

‘Queda Livre’, livro sobre a história de Glaidson e Mirelis – faraós dos Bitcoins, vai ser lançado em Cabo Frio

Grupo Bz promove rifa solidária em apoio às vítmas das chuvas no Rio Grande do Sul

Morador de Manguinhos denuncia vazamento de água