Balneário conta com um espaço chamado Fazendinha Equitação, que promove esse tipo de turismo no município, além de serviços sem fins lucrativos
O ecoturismo é baseado na preservação, sustentabilidade e educação ambiental, e o balneário está além das trilhas e mergulhos para este segmento. O turismo no campo também está presente na cidade promovendo a cidadania e fomentando este tipo de turismo que é voltado para os amantes do campo, dos animais e de um passeio a cavalo. Bem distante do centro da cidade e da agitação da alta temporada existe um lugar para quem busca paz e proximidade com o meio ambiente: a Fazendinha Equitação.
O local oferece aulas de equitação, passeios de cavalo em trilhas do Parque Costa do Sol e cavalgada sob medida para clientes que desejam passar por uma experiência única. Além disso, é oferecido atividades ligadas à fazenda como programações educativas e de lazer para crianças e famílias repleta de natureza e colonizada por inúmeras espécies de animais.
Caso o visitante tenha vontade de passar mais de um dia no local, é possível se hospedar na Pousada Fazendinha, que fica localizada na Estrada da Fazendinha, na Baía Formosa. Além de lazer, o espaço também é usado para casamentos.
“Desde 2014, a principal missão da Fazendinha é oferecer serviços de equoterapia sem fins lucrativos para famílias que precisam desse tipo de tratamento médico, principalmente famílias com crianças com necessidade especiais”, explica o proprietário do local Gianfelice Sgammotta.
O espaço também possui um projeto social que pode ser promovido a partir das outras atividades que são oferecidas por um preço acessível.
“Com educação nas aulas, adrenalina nas cavalgadas e um relax nas minifazendas o local oferece lazer sustentável e por isso é possível manter o projeto social inédito na região”, complementa Gianfelice.
Todas as atividades estão sendo realizadas com uma reserva prévia. Desta forma é possível uma organização para evitar aglomerações. Apesar das atividades serem ao ar livre e o risco de proliferação ser menor, o proprietário diz que não irá abaixar a guarda e mantém os protocolos para evitar contágio, usando máscara e higienização. Para informações e reserva o número disponível é (22)9.7402.9770.
O ecoturismo faz parte da quinta matéria da série de tipos de turismo de Búzios. As reportagens são divulgadas todas as quartas-feiras. Na primeira o destaque foi para o turismo esportivo, na segunda o turismo espiritual, na terceira o turismo sol e mar e na quarta o turismo de aventura.