Pular para o conteúdo
Search

DPRJ relata falta de oxigênio em Arraial e Prefeito desmente

Prefeito Marcelo Magno em pronunciamento sobre denúncias da Defensoria Pública. Imagem: Redes Sociais | Divulgação

Defensoria Pública aponta falta de oxigênio no Hospital Geral de Arraial mas Prefeitura afirma se tratar de fake news

A Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPRJ) avalia a situação do município de Arraial do Cabo, após receber denúncias de moradores e profissionais da saúde de que, somente na última semana, pelo menos cinco mortes por Covid-19 teriam se dado por falta de oxigênio no Hospital Geral. 

“Desde dezembro a Defensoria Pública tem percebido as precárias condições de atendimento do hospital de Arraial do Cabo. Em vistoria conjunta com o Cremerj, constatamos a falta de profissionais de saúde, de medicamentos e de insumos na unidade, essenciais para os pacientes infectados pela covid-19 no município”, explica a defensora pública Raphaela Jahara, da Coordenadoria de Saúde e Tutela Coletiva.

De acordo com o órgão, a precariedade dos serviços de saúde prestados durante a pandemia e a ausência de transparência nos dados relativos ao contágio foi o que levou a Defensoria a ajuizar, ainda no primeiro semestre do ano passado, duas ações civis públicas.

Hospital Geral de Arraial do Cabo. Imagem: Divulgação

O problema se agravou na segunda quinzena de março desse ano, quando profissionais de saúde e parentes de pessoas internadas no hospital local fizeram chegar à Defensoria denúncias sobre falta não apenas de oxigênio, mas também de remédios para entubação.

Em resposta ao posicionamento da Defensoria, o prefeito Marcelo Magno se pronunciou, nesta quarta-feira (31). Por meio de um vídeo, ele mostra a usina de oxigênio que fica no Hospital Geral da cidade, utilizada para abastecimento do tratamento.

De acordo com o governo municipal, as denúncias feitas não são verdadeiras.

“Quando se escuta uma denúncia anônima, e antes de procurar saber a veracidade disso é lançada ao público, acontece um desespero da comunidade que tem seus entes aqui entubados, que dependem do oxigênio. Então eles saem de casa correndo pra ver se realmente está acontecendo, e isso cria um pânico na cidade”, ressaltou o prefeito.

O secretário de saúde, Jorge Diniz, também se pronunciou. De acordo com o chefe da pasta, o município está aberto para todos os órgãos de fiscalização e segue todas as recomendações necessárias. Ele ainda reafirmou que a população deve tomar cuidado com as notícias falsas.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

Maricá realiza 1º Seminário de Fotografia “Ampliando Olhares”

Rio de Janeiro oficializa 4 de abril como Dia Estadual dos Cuidadores de Animais

Governo do Rio projeta recorde de turistas na alta temporada

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.