Defensoria Pública aponta falta de oxigênio no Hospital Geral de Arraial mas Prefeitura afirma se tratar de fake news
A Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPRJ) avalia a situação do município de Arraial do Cabo, após receber denúncias de moradores e profissionais da saúde de que, somente na última semana, pelo menos cinco mortes por Covid-19 teriam se dado por falta de oxigênio no Hospital Geral.
“Desde dezembro a Defensoria Pública tem percebido as precárias condições de atendimento do hospital de Arraial do Cabo. Em vistoria conjunta com o Cremerj, constatamos a falta de profissionais de saúde, de medicamentos e de insumos na unidade, essenciais para os pacientes infectados pela covid-19 no município”, explica a defensora pública Raphaela Jahara, da Coordenadoria de Saúde e Tutela Coletiva.
De acordo com o órgão, a precariedade dos serviços de saúde prestados durante a pandemia e a ausência de transparência nos dados relativos ao contágio foi o que levou a Defensoria a ajuizar, ainda no primeiro semestre do ano passado, duas ações civis públicas.
O problema se agravou na segunda quinzena de março desse ano, quando profissionais de saúde e parentes de pessoas internadas no hospital local fizeram chegar à Defensoria denúncias sobre falta não apenas de oxigênio, mas também de remédios para entubação.
Em resposta ao posicionamento da Defensoria, o prefeito Marcelo Magno se pronunciou, nesta quarta-feira (31). Por meio de um vídeo, ele mostra a usina de oxigênio que fica no Hospital Geral da cidade, utilizada para abastecimento do tratamento.
De acordo com o governo municipal, as denúncias feitas não são verdadeiras.
“Quando se escuta uma denúncia anônima, e antes de procurar saber a veracidade disso é lançada ao público, acontece um desespero da comunidade que tem seus entes aqui entubados, que dependem do oxigênio. Então eles saem de casa correndo pra ver se realmente está acontecendo, e isso cria um pânico na cidade”, ressaltou o prefeito.
O secretário de saúde, Jorge Diniz, também se pronunciou. De acordo com o chefe da pasta, o município está aberto para todos os órgãos de fiscalização e segue todas as recomendações necessárias. Ele ainda reafirmou que a população deve tomar cuidado com as notícias falsas.