Menu

Cidades

  • Home
  • Destaque 3
  • Dias quentes são favoráveis para proliferação do mosquito Aedes aegypti

Dias quentes são favoráveis para proliferação do mosquito Aedes aegypti

É preciso redobrar os cuidados com ralos, descarte do lixo e a limpeza de calhas e de telhas. | Foto: Reprodução Internet
É preciso redobrar os cuidados com ralos, descarte do lixo e a limpeza de calhas e de telhas. | Foto: Reprodução Internet

Com temperaturas altas, após período de chuva, é preciso adotar medidas de prevenção

As primeiras duas semanas do ano de 2022 foram de chuva nas cidades da Costa do Sol. Desde a semana passada, a temperatura começou a subir novamente e com ela a preocupação com a proliferação do mosquito Aedes aegypti. O vilão gosta da mistura de água parada com o calor e umidade. Diante da pandemia da Covid-19, suas variantes e gripe, não se pode relaxar com as medidas de prevenção para outras doenças , principalmente dengue, zika, chikungunya e febre amarela, que também levam à morte.

Em contato com a água das chuvas, os ovos colocados há semanas ou meses podem eclodir e dar origem a milhares de novos mosquitos. Ao mesmo tempo, o volume de água aumenta a oferta de criadouros para as fêmeas do Aedes colocarem seus ovos. Do ovo à fase adulta, o ciclo de desenvolvimento do Aedes leva apenas de 7 a 10 dias. Uma ação simples, semanal, de vistoria de casas e espaços públicos pode interromper esse processo.

Para evitar a doença, é preciso redobrar os cuidados com ralos, descarte do lixo e a limpeza de calhas e de telhas são fundamentais para evitar o surgimento de novos criadouros.

Ações em Cabo Frio

O município de Cabo Frio divulgou esta semana que apresentou baixo risco de infestação do mosquito Aedes aegypti, os dados são do primeiro Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa) de 2022. A medição do levantamento é realizada por meio de estudos estatísticos e probabilidade, a possibilidade de proliferação e de uma epidemia. Além de orientar sobre medidas de prevenção e combate ao vetor.

A equipe de Vigilância em Saúde Ambiental de Cabo esteve presente em 6.964 imóveis da cidade entre os dias 9 e 15 de janeiro. Os dados apontaram 54 imóveis com foco de mosquito, o que totaliza 0,8% do índice de infestação, o valor é considerado de baixo risco de acordo com as diretrizes adotadas pelo Ministério da Saúde.

Segundo o levantamento, os índices de infestação predial inferiores a 1% estão em condições satisfatórias. Entre o valor de 1% a 3,9% estão em situação de alerta. Caso o índice seja maior que 4% há risco de surto de dengue. Os estudos realizados são para direcionar as ações de controle do mosquito para as áreas mais críticas. Mas apesar do baixo risco, a população deve ficar atenta e realizar ações de prevenção para coibir a proliferação do mosquito.

O calendário de medição do LIRAa é definido pelo Governo do Estado e prevê quatro ciclos, com intervalos regulares, porém podendo ser modificado em casa por necessidade da Secretaria Estadual de Saúde. Além dessa ação do LIRAa, a Vigilância em Saúde Ambiental de Cabo Frio também possui ações durante o ano. Os agentes do setor percorrem constantemente os bairros com ações para controlar os focos do mosquito e os criadouros predominando. Entre as ações é utilizado carros e motofogs que pulverizam repelente natural de citronela, a planta possui propriedade insetífugas, mantendo todos os tipos de mosquitos afastados.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

proteto Búzios

Manifestação contra ausência de juízes em Búzios

Foto: João Barreto

Macaé garante serviços gratuitos aos Pets

Corrida Rústica Fest Verão 2023 - Crédito - LÉO BORGES

São Pedro da Aldeia reabre inscrições para corrida rústica nesta quinta (2)

Fotos: Clarildo Menezes

Maricá Skate Fest: Alunos do Esporte Presente treinam na arena de Itaipuaçu