O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado nesta quarta-feira (5) e para celebrar a data recordamos algumas matérias publicadas na Prensa sobre o tema que foram premiadas em 2020, 2021, 2022 e 2023 no Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental.
Para 2024 a Prensa vai concorrer com duas matérias na categoria webjornalismo, uma delas publicada recentemente, que conta sobre a expedição do jornalista Victor Viana, no ano de 2022, ao bosque de pau-brasil, inserido no Parque Estadual Costa do Sol.
Expedição até a árvore mãe do bosque de Pau-Brasil em Búzios – Prensa de Babel.
A segunda pauta é da jornalista Camila Raupp, ainda em processo de construção, sobre a Lagos de Geribá e as obras de revitalização que vão garantir a permanência e proteção daquele ecossistema em Búzios.
A Prensa abre espaço, também, para os estagiários de jornalismo que neste ano concorrerão na categoria universitária.
A Prensa reforça o compromisso com a pauta ambiental e trabalha com dedicação para trazer luz aos temas que garantem a discussão entre a sociedade civil e poder público na busca por ações efetivas de preservação e manutenção da biodiversidade no município e na região.
Relembre as matérias premiadas
Em 2020, a reportagem “Desafios do século 21 – O papel de cada um na corrente pela manutenção do maior ativo ambiental de Búzios: o Mangue de Pedras”, foi campeã na categoria webjornalismo. Já em 2021, a Prensa conquistou o 2º lugar com a reportagem “Búzios: conscientização ambiental como alicerce para longevidade da APA Pau-Brasil”.
No ano de 2022 o segundo lugar na categoria foi com a reportagem “Dos poços às torneiras: a trajetória da água encanada em Búzios e a preservação da história das caiçaras”. E em 2023, a reportagem “A Vida que Brota da Pedra” assinada pela jornalista Maria Fernanda Quintela e ilustrada pela foto da jornalista e publicitária Mariane Siqueira, conquistou o segundo lugar na categoria de fotojornalismo.
O jornalismo ambiental se faz presente e desempenha uma função importante em diversos cenários. Possui várias vertentes para propor maior foco a temas necessários que podem ser desvalorizados em meio a tantas informações.
É dever do jornalismo auxiliar na conscientização sobre assuntos como as mudanças climáticas, os debates sobre a natureza e a melhor forma de preservá-la, assim como propõe alertas sobre as consequências da atividade humana no ecossistema, com a intenção de estimular uma consciência ecológica na população.