Pular para o conteúdo
Search

Dia Mundial do Meio Ambiente na Prensa: Jornalismo e responsabilidade ambiental

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente relembre reportagens premiadas publicadas na Prensa
2023

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado nesta quarta-feira (5) e para celebrar a data recordamos algumas matérias publicadas na Prensa sobre o tema que foram premiadas em 2020, 2021, 2022 e 2023 no Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental.

Para 2024 a Prensa vai concorrer com duas matérias na categoria webjornalismo, uma delas publicada recentemente, que conta sobre a expedição do jornalista Victor Viana, no ano de 2022, ao bosque de pau-brasil, inserido no Parque Estadual Costa do Sol. 

Expedição até a árvore mãe do bosque de Pau-Brasil em Búzios – Prensa de Babel.

A segunda pauta é da jornalista Camila Raupp, ainda em processo de construção, sobre a Lagos de Geribá e as obras de revitalização que vão garantir a permanência e proteção daquele ecossistema em Búzios.

Prensa abre espaço, também, para os estagiários de jornalismo que neste ano concorrerão na categoria universitária.

A Prensa reforça o compromisso com a pauta ambiental e trabalha com dedicação para trazer luz aos temas que garantem a discussão entre a sociedade civil e poder público na busca por ações efetivas de preservação e manutenção da biodiversidade no município e na região.

Relembre as matérias premiadas

Em 2020, a reportagem “Desafios do século 21 – O papel de cada um na corrente pela manutenção do maior ativo ambiental de Búzios: o Mangue de Pedras”, foi campeã na categoria webjornalismo. Já em 2021, a Prensa conquistou o 2º lugar com a reportagem “Búzios: conscientização ambiental como alicerce para longevidade da APA Pau-Brasil”.

No ano de 2022 o segundo lugar na categoria foi com a reportagem “Dos poços às torneiras: a trajetória da água encanada em Búzios e a preservação da história das caiçaras”. E em 2023, a reportagem “A Vida que Brota da Pedra” assinada pela jornalista Maria Fernanda Quintela e ilustrada pela foto da jornalista e publicitária Mariane Siqueira, conquistou o segundo lugar na categoria de fotojornalismo.

O jornalismo ambiental se faz presente e desempenha uma função importante em diversos cenários. Possui várias vertentes para propor maior foco a temas necessários que podem ser desvalorizados em meio a tantas informações.

É dever do jornalismo auxiliar na conscientização sobre assuntos como as mudanças climáticas, os debates sobre a natureza e a melhor forma de preservá-la, assim como propõe alertas sobre as consequências da atividade humana no ecossistema, com a intenção de estimular uma consciência ecológica na população.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

Maricá realiza 1º Seminário de Fotografia “Ampliando Olhares”

Rio de Janeiro oficializa 4 de abril como Dia Estadual dos Cuidadores de Animais

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.