Pesquisa aponta despreparo de Jair Bolsonaro à frente da Presidência

Desonesto, incompetente, autoritário, falso e pouco inteligente são algumas outras impressões da população brasileira sobre o titular do Planalto

PROLAGOS 300_250_pix

A gestão do presidente Jair Bolsonaro parece não estar agradando uma boa parte da população brasileira. Em meio a uma série de manifestações contra governo e denúncia de corrupção, o Datafolha divulgou, na quinta-feira (8), uma pesquisa de avaliação do titular do Planalto. Quando perguntado a 2.074 pessoas sobre qual percepção tinham do presidente, as respostas foram as mais sinceras possíveis: desonesto, falso, incompetente, despreparado, indeciso, autoritário e pouco inteligente.

As perguntas feitas pela pesquisa foram bem específicas: sobre as declarações do presidente, 55% disseram não confiar; quanto a imagem passada por Bolsonaro diante de suas atitudes à frente do país, 52% o classificaram como desonesto; 57% o consideraram pouco inteligente; 55% disseram que ele é falso; 58% o chamaram de incompetente; 57% de indeciso; 66% o veem como autoritário; e 62% como despreparado para liderar um país.

As “qualidades” são somadas à queda de popularidade de Bolsonaro, que aparece na pesquisa com 51% de rejeição do governo, pior avaliação desde que assumiu a presidência, em janeiro de 2019. Essa porcentagem considera a gestão ruim ou péssima. Em maio, a rejeição era de 45% e a popularidade estava em 30% e, agora, está com 24%.

A pesquisa mostra ainda que 70% dos entrevistados acreditam que há corrupção no atual governo. O levantamento foi feito entre os dias 7 e 8 de julho, em 146 cidades brasileiras, e divulgado pelo site do jornal Folha de S.Paulo. Todas as 2.074 pessoas entrevistas, presencialmente, têm mais de 16 anos. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%.

Comentários