Na última quarta-feira (1°), na Tribuna da ALERJ, o Deputado Janio Mendes solicitou a criação de uma Comissão Especial para acompanhar o processo administrativo no Tribunal Superior Eleitoral de rezoneamento das zonas eleitorais do Brasil e, de um modo particular, aqui, do Rio de Janeiro.
Com essa decisão do TSE, Arraial do Cabo, Armação dos Búzios e Iguaba Grande, perdem a condição de zona eleitoral e voltam, respectivamente, a pertencer a 96ª Zona Eleitoral de Cabo Frio e Iguaba à 59ª Eleitoral de São Pedro da Aldeia.
Em Cabo Frio já existe a luta pela criação de uma zona eleitoral para atender o Distrito de Tamoios, que hoje tem 80 mil habitantes que têm que percorrer 50 quilômetros para chegar à Zona Eleitoral do município.
O rezoneamento só foi possível depois do voto do presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes, que segundo o TSE, o objetivo maior é “ajustar as distorções no quantitativo de eleitores em zonas eleitorais e racionalizar custos em um cenário de fragilidade econômica do país, sem descuidar do eficiente atendimento à sociedade, que sempre caracterizou a justiça eleitoral brasileira”.