Nessa última quarta-feira (20) foi realizada a primeira reunião aberta da CPI do Hospital da Mulher, em Cabo Frio, foi levantada a possibilidade da Comissão solicitar o afastamento da atual direção do Hospital da Mulher. O líder da oposição e membro da CPI, o vereador Rafael Peçanha, fala que “os responsáveis pelo hospital da Mulher devem ser afastados da direção do hospital imediatamente e devemos propor isso formalmente através dessa comissão senhor presidente, até que tenhamos um inquérito final”, propôs.
Diante do comentário, o presidente da comissão, o vereador Ricardo Martins (SD), anunciou que já tinha um ofício assinado por três vereadores e que ao final da reunião coletariam as assinaturas dos outros membros da comissão para solicitar o afastamento imediato da direção.
O encontro contou com a presença dos Vereadores Letícia Jotta (PSC), Guilherme Moreira (PPS), Vaguinho (PPS), Vinicius Correa (PP), Alexandra Codeço (PRB), Rafael Peçanha (PDT), Silvio David (PSC), Nenel do Jardim (PPS) e Aquiles Barreto (SD), representantes do Conselho Municipal de Saúde, familiares de denunciantes e representantes da sociedade civil e teve como principal objetivo obter mais dados, informações e denúncias, para cruzar com as informações recebidas da direção do hospital e apurar as possíveis negligências médicas.
“Hoje temos aqui presente toda a bancada dos vereadores da CPI. Recebemos uma caixa de documentos com mais de 1000 paginas, para apurar. Por isso precisamos da ajuda de todos. Faremos o melhor para que os culpados paguem pelos seus crimes, doa a quem doer. Se houve negligência e falta de profissionalismo, que os responsáveis paguem pelos seus delitos”, disse o presidente da CPI.
Uma próxima reunião aberta será realizada, a data será definida pela comissão uma reunião interna com os membros e divulgada amplamente.
CPI do Hospital da Mulher
Criada em fevereiro deste ano, a CPI instaurada pela Câmara dos Vereadores de Cabo Frio tem como objetivo investigar as denúncias de irregularidades no Hospital da Mulher do município. A instalação da investigação se deu após leitura do requerimento que teve assinaturas de todos os vereadores em plenário. A conclusão das investigações vai gerar um relatório sobre a situação do Hospital e as denúncias de irregularidades.
A Comissão Parlamentar que vai apurar denúncias de irregularidades no Hospital da Mulher é uma comissão temporária, que tem como objetivo apurar denúncias referentes a problemas no atendimento médico; na disponibilidade de medicamentos, insumos e material hospitalar; bem como problemas na estrutura disponível para o trabalho dos profissionais da saúde. Os integrantes terão 90 dias, com possibilidade de prorrogação por mais 90 dias, para concluir as investigações.