Menu

Cidades

  • Home
  • Destaque
  • CPI da Prolagos é aberta e investiga as taxas e tarifas da concessionária

CPI da Prolagos é aberta e investiga as taxas e tarifas da concessionária

No mês de abril desse ano de 2018, foi instalada a CPI da Pralagos, para investigar irregularidades nos contratos da empresa responsável pelos serviços de fornecimento de água e de tratamento do esgoto nos municípios de Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Arraial do Cabo, Cabo Frio e Armação dos Búzios.

Os moradores das cidades reclamam, principalmente sobre o serviço prestado, a tarifa elevada, e as dificuldades que eles encontram para se enquadrar no que a empresa chama de “tarifa social”, a cota destinada às pessoas de baixa renda.

Cidadãos de Búzios reclamam em redes sociais sobre a tarifa da concessionária. “Tinha que proibir também a cobrança por taxa, ou seja, a pessoa pagar só o que gastar. Pois a taxa mínima é 10 mil litros, se você gasta 5 mil litros você tem que pagar por 10 mil litros. Isso é roubo e errado também!”, diz Paulo Oliveira.

Muitas reclamações em relação a taxa mínima estipulada pela Prolagos e sobre pagamentos. “Também acho. Passei por isso, minha água foi cortada, sendo que paguei no mesmo dia, ainda tive que esperar 48 horas para que eles pudessem religar a água. Veio me cobrando 176.000. Tanto a Prolagos quanto a Enel vêm roubando na cara de pau seus consumidores, pois é tanta taxa que cobra, que no final se você for olhar seu consumo de energia não chega a 80 por mês”, afirma Amanda Bryan.

Presidente da comissão, o deputado Silas Bento explica a CPI. “Queremos saber o que tem de investimento que foi proposto no contrato e o que está sendo feito. Na região, há muitas pessoas que deixam as casas fechadas fora do período de férias e o valor da tarifa é praticamente o mesmo de quando elas estão nas suas casas. Quero organizar grupos de discussão nesses municípios para buscar outras informações de interesse da população que podemos trazer para a CPI”, disse.

Moradores de Caravelas e São Jacinto, ambos em Cabo Frio, reclamam que não tem água potável. Existem casos em que os moradores destas localidades precisam acionar a Justiça para que a Prolagos leve um caminhão pipa aos locais sem água. E mesmo assim, esses clientes são tarifados da mesma forma que aqueles que têm rede de água instalada.

Outro problema é a cobrança indevida do hidrômetro. O Tribunal de Justiça do Rio proíbe a cobrança do aparelho, no entanto, a concessionária afirma que a taxa de R$ 900 é relativa ao serviço de instalação. Integram a CPI os deputados Marcos Abraão (Avante), como vice-presidente, Iranildo Campos (SD), como relator, Flávio Bolsonaro (PSL), Renato Cozzolino (PRP), Márcio Canella (MDB) e Figueiredo (DC).

Perguntada sobre a CPI, a Prolagos informa que “Desde que foi comunicada sobre a abertura da CPI, a concessionária está prestando os esclarecimentos necessários”, respondeu.

http://prensadebabel.com.br/index.php/2018/07/18/projeto-que-proibe-tarifas-de-corte-e-de-religacao-de-agua-e-aprovado-na-camara-de-buzios/

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Corrida Rústica Fest Verão 2023 - Crédito - LÉO BORGES

São Pedro da Aldeia reabre inscrições para corrida rústica nesta quinta (2)

Fotos: Clarildo Menezes

Maricá Skate Fest: Alunos do Esporte Presente treinam na arena de Itaipuaçu

Jiu-Jitsu Divulgação

Macaense é destaque em Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu

Divulgação

Jornalista lança o livro ‘Funk Delas – A história contada pelas mulheres’ em Cabo Frio nesta sexta-feira (3)