Menu

Cidades

Conselho Tutelar de Búzios entra com representação na justiça contra a Secretaria Estadual de Educação

João de Oliveira Botas é o único colégio estadual do município. Foto reprodução I internet
João de Oliveira Botas é o único colégio estadual do município. Foto reprodução I internet

Órgão cobra garantia de vagas para o ensino médio

O Conselho Tutelar de Búzios entrou com representação na justiça contra a Secretaria Estadual de Educação. O órgão cobra garantias de vagas para o ensino médio, demanda que só aumenta desde 2014 e que não é suprida pelas escolas desse segmento existentes no município.  A justiça acatou, mas ainda não houve decisão. O pedido foi encaminhado ao Ministério Público Estadual para dar o parecer final.

Segundo o conselheiro Claudeir Junior, a dificuldade de acesso ao ensino médio em Búzios é assunto antigo. Os responsáveis que não conseguiram matricular seus filhos no único colégio estadual da cidade, o João de Oliveira Botas, recorreram ao Conselho Tutelar para garantir o direito de estudar.  O déficit de vagas são em especial para o 1° ano do ensino médio.

“Após inúmeros pedidos feitos pelo Conselho Tutelar no sentido de garantir a matrícula não serem atendidos pela Secretaria Estadual de Educação, com base nos artigos 194 e 249 do Estatuto da Criança e Adolescente, o Conselho Tutelar entrou com pedido de imposição de procedimento para imposição de penalidade administrativa por infração às normas de proteção à criança e ao adolescente, em face ao governo do Estado do Rio de Janeiro”, explicou

Ainda de acordo com Claudeir, o próprio Estatuto estabelece em seu artigo 54 do parágrafo 2° diz que ” O não oferecimento do ensino obrigatório pelo poder público ou sua oferta irregular importa responsabilidade da autoridade competente”.

Aqueles que se encontram na mesma situação de falta de vagas, pode procurar o Conselho Tutelar para reforçar a luta pela ampliação do atendimento da educação estadual no município de Búzios.

Além do Colégio Estadual João de Oliveira Botas, a cidade de Búzios conta com o Colégio Municipal Paulo Freire e Escola INEFI – Instituto Educacional de Habilitação Profissional e Formação Integral, ambos administrados pela Prefeitura.

Nova escola estadual

A Prefeitura de Búzios cedeu um terreno para construção de uma segunda escola estadual no município. A área fica localizada na Rasa e o início das obras estava previsto para 2020, que não ocorreu devido à pandemia. Recentemente, o governador Cláudio Castro esteve na Região dos Lagos cumprindo uma extensa agenda de lançamentos de obras e inaugurações, e falou sobre o processo para construção da unidade, que, segundo ele, está em fase de licitação.  

A Escola Estadual Professora Maria de Souza, como será chamada, terá modalidades para ensino médio regular e ensino de jovens adultos e atenderá alunos do bairro e das localidades vizinhas. Haverá capacidade para até mil alunos nos três turnos de aula, além de ensino profissionalizante e de línguas.

A Prensa entrou em contato com a Secretaria Estadual de Educação para saber sobre o andamento do processo de licitação e se tem previsão para início das obras, mas até o fechamento da reportagem não houve resposta.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Grupo Bz promove rifa solidária em apoio às vítmas das chuvas no Rio Grande do Sul

Morador de Manguinhos denuncia vazamento de água

Escola de Artes e Ofícios Zanine em Búzios promove Experiências Criativas para Adultos

Búzios promove terceiro encontro do Seminário Abolição da Escravatura