Instituto tem como missão inspirar, conectar e potencializar mulheres negras, LGBTQIA+ e periféricas a seguirem movendo as estruturas sociais
O Instituto Marielle Franco é uma organização sem fins lucrativos, criada pela família da vereadora Marielle. A entidade tem como missão inspirar, conectar e potencializar mulheres negras, LGBTQIA+ e periféricas a seguirem movendo as estruturas da sociedade por um mundo mais justo e igualitário. O Instituto tem como pilares, a luta por justiça à Marielle, a defesa de sua memória, a multiplicação do legado deixado por ela, assim como regar as sementes que ela plantou.
Além de prezar pela luta por justiça e conservação da memória de Marielle, a organização desenvolve ações como a plataforma PANE (Plataforma Antirracista nas Eleições), que reúne ferramentas que o Instituto Marielle Franco está construindo para mover as estruturas do sistema político no Brasil. O objetivo da plataforma é fomentar a entrada de mulheres negras nos espaços de decisão; pressionando os partidos a viabilizarem as candidaturas dessas mulheres, cobrando o compromisso do maior número possível de candidaturas com a defesa de políticas públicas antirracistas. Outra iniciativa do Instituto, foi a criação de uma rede apoio de coletivos, movimentos e organizações que têm Marielle como inspiração e que queiram fortalecer as ações do Instituto.
Desde o início da pandemia do novo coronavírus, o Instituto, em parceria com o Favela em Pauta e o Twitter Brasil, criou também um mapa colaborativo para dar visibilidade à rede de solidariedade que luta contra o coronavírus nas periferias e favelas do Brasil. Uma das ações foi um mutirão de apoio a mais de 1900 mulheres negras em regiões periféricas do Rio de Janeiro, para que elas pudessem conseguir cestas básicas e se cadastrarem no auxílio emergencial.
No site do Instituto Marielle Franco é possível acompanhar com detalhes todas as ações e movimentos realizados pela entidade, que tem como um dos objetivos cultivar as sementes plantadas por Marielle.