Menu

Cidades

  • Home
  • Búzios
  • Comunidade escolar não aceita o fim do ensino médio noturno em colégio de Búzios

Comunidade escolar não aceita o fim do ensino médio noturno em colégio de Búzios

Após o ato em frente ao Colégio Municipal Paulo Freire, sobre o possível fechamento da unidade, nessa segunda-feira (22), onde mais de 100 pessoas  rumaram juntas pela Estrada da Usina para a Prefeitura gritando palavras de ordem, outra ação é marcada para esta terça (23), às 10h em frente ao Ministério Público de Búzios.

Na primeira manifestação, não havia ninguém no gabinete do prefeito. A GM acompanhou os manifestantes e logo após a prefeitura o ato seguiu para a Secretaria de Educação. Às 16h a Secretaria fechou e não recebeu a comissão do movimento. Informações dos organizadores é que ao saírem da Secretaria, abriram novamente as portas.
Não para por aí, o representante da Alerj, Rafael Duarte(PSol), protocolou uma carta pedindo explicações sobre o fechamento do turno noturno do Paulo Freire, a supressão de vagas do ensino médio . Ao todo 590 alunos se formam no 9° ano, apenas o Colégio Oliveira Bota não daria conta, de acordo com o SEPE. E o Paulo Freire disponibilizou para o Ensino Médio regular apenas 35 vagas em turma de primeiro ano. O Botas no turno da noite conta apenas com o EJA e não ensino médio regular.

A secretária de educação, Deisemar Gonçalves, deu explicações dobre os ocorridos. “As turmas do terceiro turno do
Ensino Médio estão sendo remanejadas para o Oliveira Botas. A escola Juvenal está sendo remanejada, provisoriamente, para a Eulina, sem diminuição de turmas”, explicou a secretária mais conhecida como Deise.

Lembrando que, em 2016, o município entrou com um processo contra o Estado pedindo a estadualização do Colégio há dois anos. Segundo a SEPE, o Estado fechou 231 escolas. Esse é o principal argumento do qual está levando a crer os ativistas que vá haver fechamento do Paulo Freire.

Um dos ativistas e artistas conhecidos da cidade, o Tio Leo, convocou todos através de suas redes sociais. “Convoquem todos. Nesta terça-feira, dia 23, em frente ao Ministério Público de Armação dos Búzios. Contamos com vocês”, disse.

NOTA DOS MANIFESTANTES

Na segunda-feira (22 de Janeiro) a comunidade escolar e a sociedade buziana manifestou-se contra o encerramento do turno da noite do Colégio Municipal Paulo Freire e o fechamento das turmas. Nem a Prefeitura e nem a Secretaria de Educação receberam a população, que seguiu até o Ministério Público para solicitar uma audiência com o Promotor de Justiça Leonardo Monteiro Vieira. O MP atendeu a solicitação e marcou uma reunião para a terça (23 de Janeiro), às 11h, com a comunidade escolar e a Prefeitura. Por isso, nesta terça-feira (23), às 10h, convidamos toda a população ao MP-RJ Buzios para somar-se a essa reivindicação contra o encerramento do curso noturno do Colégio Paulo Freire e a diminuição de vagas.

Para republicação citar fonte com link.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Bandeira do Aretê Búzios Golfe Clube no magnífico cenário do campo de golfe -  fotos por Mariana Ricci e Grupo Prensa de Babel

Aretê Búzios: o golfe como eixo de desenvolvimento turístico e econômico

Divulgação

Agenda cultural do fim de semana na Região dos Lagos

Divulgação

Dia mundial do Pilates com aulão à beira mar em Búzios

1

Búzios Jazz Festival oferece oficinas nos bairros Rasa e Cem Braças