Menu

Cidades

Combate ao racismo é tema de dois projetos aprovados na Alerj esta semana

racismo institucional

Dois projetos aprovados esta semana, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), trataram da questão racial no Brasil. Ambos tem como objetivo a urgência do combate ao racismo no país. Na quarta-feira (16), a Casa aprovou por unanimidade o PL, de autoria da deputada Renata Souza (PSOL), que inclui o Dia da África no calendário oficial do estado.  Já na quinta-feira (17), foi acatado um projeto de resolução, elaborado pelas parlamentares Monica Francisco, Dani Monteiro e além de Renata, que versa sobre ações para coibir o racismo institucional dentro da própria Alerj.

“Esta Casa precisa apresentar um empenho corajoso e honesto em combater o racismo nesse país. Não podemos permitir que as instituições mascarem um problema social real e gravíssimo. Quando incluímos oficialmente uma data como essa no calendário oficial, estamos na contramão da tentativa de apagamento da nossa história. Quando criamos um programa permanente de enfrentamento a práticas racistas, é porque sabemos o quanto elas inibem a presença de mais negros nesse espaço. É essa a realidade que lutamos para mudar todos os dias”, frisa Renata.

Representação negra na Alerj
5,71%. Essa é a porcentagem de parlamentares negros ocupando a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) em 2019. A maioria segue branca: 48 parlamentares eleitos se identificaram desta forma – 68,57%. Mais 25,71% se consideram pardos, o caso de 18 políticos da Casa.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Ambulantes de Búzios terão de realizar recadastramento anual

São Pedro disponibiliza pontos de coleta para doações ao Rio Grande do Sul

Empresários de Rio das Ostras podem participar de sessão de negócios gratuita

São Pedro oferece gratuitamente órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção