Com avanço da vacinação, Búzios volta a ser destino para campeonatos esportivos

Balneário tem sediado disputas nacionais e internacionais

PROLAGOS 300_250_pix

A pandemia do coronavírus impediu por meses a realização de eventos em Búzios. A cidade turística é conhecida não só pelas belezas das paisagens, mas, também, por ser cenário para grandes campeonatos esportivos de níveis nacional e internacional. Aos poucos a cidade se abre e volta à rota das grandes disputadas, como o Campeonato Brasileiro de Windsurf Slalom, que aconteceu no feriado prolongado da Independência do Brasil, no Búzios Vela Clube (BVC), em Manguinhos, com participação de atletas de todo o país.

Seja no mar, na areia, no campo ou nas quadras, a cidade tem trabalhado para atrair os campeonatos esportivos e assim movimentar a economia da cidade. Segundo o secretário de Esporte e Lazer, o trabalho com as empresas organizadoras de eventos começou já faz um tempo. Muitas foram procuradas pela equipe da pasta e outras viram no município um potencial para sediar as competições.

“Nós conseguimos fechar bastante eventos para este ano, praticamente todos os fins de semana terá algum evento esportivo, em alguns vão acontecer até mais de um. A nossa ideia é movimentar tanto o esporte como atrativo turístico para movimentar a economia quanto para os moradores”, explicou o secretário de Esportes e Lazer, Gugu Braga.

Em agosto a cidade recebeu o 1º Campeonato Brasileiro de Wing Foil Race e Wave; o Campeonato TeqBall Challenger Cup 2021; a “Copa Paixão de Multidões”, disputa mundial de futebol, além das competições locais como Surf Treino de Búzios e torneio de futevôlei e Copa Búzios de Tênis de Mesa.

Com esportes diversificados, o município também aposta em aulas gratuitas para a comunidade como de surf, futebol, atletismo, vela, ginástica, entre outros. As informações e dúvidas sobre inscrições, horário e dia das aulas podem procurar a Secretaria de Esporte e Lazer, localizada na Avenida José Bento Ribeiro Dantas, nº 844, salas de 1 a 5, na entrada do bairro Vila Carranga, das 8h às 17h.

Sobre o Campeonato Brasileiro de Windsurf Slalom

O Campeonato Brasileiro de Windsurf Slalom foi realizado de sábado (4) a terça-feira (7) no Búzios Vela Clube (BVC), em Manguinhos, com participação de atletas de todo o país. O evento foi organizado pela AVW, Associação Brasileira de Windsurf (ABWS) e a Escola e Centro de Treinamento Bimba Wind, com patrocínio da Prefeitura de Búzios, através da Secretaria de Lazer e do Esporte, e apoio de empresas privadas da cidade.

A modalidade Slalom é uma das mais rápidas do Iatismo, disputada em forma de regata com percursos marcados por boias ou marcações contornadas pelos velejadores. O percurso sinuoso da raia é em M, no sentido Downwind (a favor do vento).

O atleta Mateus Isaac (BRA-7) fechou todas as baterias em primeiro e Marcinho (BRA-27) em segundo. No quadro geral Klayton (BRA-4444) ficou primeiro, Bimba (BRA-1) em terceiro e Marcinho (BRA-27) em quarto.  Guto Brito (BRA-941) venceu o Grandmaster e foi o quinto no geral. Léo (BRA-121) venceu o máster. No feminino, Alessandra Aragão levou a melhor colocação e ficou com o título, mas Rosana esteve em todas as baterias.

Comentários