Pedras irregulares chamam atenção de turistas do mundo todo
A Rua das Pedras é o principal cartão postal de Armação dos Búzios. Localizada no Centro da cidade, o local recebe milhares de turistas durante todos os anos. O ponto turístico mais conhecido do balneário é cercado dos mais variados estabelecimentos comerciais como lojas, bares, restaurantes, boates e igrejas. Mas a rua é famosa mesmo pela arquitetura das pedras irregulares.
Por volta da década de 60, o local era de terra batida e havia poucas casas habitadas por pescadores. A inauguração da rua foi em 13 de novembro de 1971, com assinatura do arquiteto e urbanista, Octavio Raja Gabaglia, que à época era administrador regional do distrito, pois Búzios ainda pertencia a Cabo Frio.
“A obra me foi solicitada porque um rapazinho pegou o carro emprestado com o caseiro e atropelou duas crianças. Foi só um susto, mas aquele pequeno acidente causou uma preocupação muito grande. O prefeito então me chamou e pediu uma solução para o problema, e a solução é essa que vocês veem até hoje”, explicou Octavio.
O calçamento com blocos de pedras foi para evitar que carros andassem em alta velocidade. Os espaços entre as pedras foram rejuntados com piche e brita, se assemelhando ao doce de pé de moleque. As acácias existentes no ponto turístico foram plantadas pelo próprio Octavio.
Depois da inauguração da rua, por poucas vezes ela recebeu manutenção. Uma delas na década de 90, quando a cidade se emancipou, e outra em 2013, ano que o reparo instaurou uma grande polêmica na cidade. Nesta intervenção, a Prefeitura preencheu o vácuo das pedras, alegando melhoria da acessibilidade. Mas a intervenção não foi bem vista pelos moradores do balneário que se preocuparam com a descaracterização do atrativo que fez com que o lugar se tornasse conhecido internacionalmente.
Recentemente, a nova gestão de Búzios iniciou um trabalho de revitalização da Rua das Pedras e seu entorno. A Prefeitura colocou pó de pedra com areia entre as pedras e retomou a polêmica de uma possível descaracterização do local, mas o município tranquilizou a população explicando que se trata de uma revitalização natural. Após a instalação do material, a superfície foi varrida e molhada para que os encaixes dos vãos das pedras fossem cobertos, sem prejudicar a absorção da água da chuva.
A Rua das Pedras tem extensão de 600 metros e as pedras são fundamentais para o escoamento da água da chuva. O local não tem sistema de drenagem e é muito úmido por se tratar de área de mangue. Se nivelado, o local não suportaria grande nível de chuva.
Na Rua das Pedras os sotaques são variados, assim como a culinária, que vai da comida japonesa às massas. Os apaixonados por arte encontram galerias especializadas no assunto e também podem levar para casa o artesanato buziano como recordação ou presente. A música boa está espalhada por diversos bares e restaurantes. Tudo isso a poucos metros da Praia da Armação. A cidade ganhou o mundo pelas belezas naturais, que, realmente, são de tirar o fôlego.