Menu

Cidades

Colunista do Prensa de Babel dará palestra em Macaé sobre extermínio da juventude negra

Fábio Emecê é professor, rapper e ativista. escreve sobre música aqui no Prensa
Fábio Emecê é professor, rapper e ativista. escreve sobre música aqui no Prensa

A iniciativa partiu do vereador Marcel Silvano (PT) de Macaé

fabio-emece
Fábio é um dos principais ativistas antirracismo do interior fluminense

Nesta quinta-feira, dia 24, na Cidade Universitária, em Macaé, às 18, acontece o Roda de Conversa, que terá a presença do ativista, professor de literatura, rapper, e colunista do Prensa de Babel, o Fábio Emecê. No momento em que população acompanha pelas mídias a situação de violência na Cidade de Deus, no Rio de Janeiro, o vereador Marcel Silvano trouxe a tona esta situação e fez um convite para a Roda de Conversa com o tema “Extermínio da Juventude Negra”, em comemoração ao líder quilombola, e símbolo da resistência negra, Zumbi dos Palmares, do último dia 20 de novembro.

O evento contará também com a presença do rapper e ator do filme Tropa de Elite, André Ramiro, que interpretou o papel do policial Matias, e a diretora de Combate ao Racismo da União Estadual dos Estudantes, Marianna Lopes.

“Todos os dias vemos que morrem todos os lados, todos saem perdendo: polícia, morador, cidadão, trabalhador de bem, o traficante. Vamos discutir aqui a violência e o extermino da juventude negra. Vamos fazer esse debate na cidade universitária pra ajudar também nas atividades de ocupação e de denúncia aos ataques de direitos sociais a educação e saúde, que os estudantes estão fazendo na ocupação. O convite está feito para discutir essa triste e inaceitável situação de violência, que todos saem perdendo nessa realidade que estamos enfrentando no país, no estado e na cidade de Macaé”, disse Marcel.

Cidade de Deus

Sobre a situação na Cidade de Deus, conflito que iniciou entre traficantes e milicianos, e depois passou a uma operação policial, que teve como denúncia o extermínio de pessoas, para Marcel lembra que os criminosos estavam rendidos e poderiam ter sido levadas a prisão, ao invés de exterminadas de forma brutal.

“Queria sugerir a leitura de uma reportagem que está no site nacional do El país, assinada por Maria Martin, que trata do que foi aquela ação do final de semana, como as pessoas estão assustadas e convivendo ontem e hoje as escolas não abriram. As crianças estão nas ruas e as famílias assustadas. É um reflexo da guerra que a gente vive no cotidiano das cidades, a capital do Rio é um exemplo claro e gritante disso, mas aqui em Macaé também”, concluiu.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Coletivo GRIOT promove cortejo de bloco afro no Canto do Forte, em Cabo Frio neste domingo (26)

Wine in Búzios 2024 anuncia programação do festival

Palestra em Búzios sobre paisagismo urbano e diversidade vegetal da Região dos Lagos  

Megaoperação policial desmantela império do tráfico do Comando Vermelho em Búzios e outras cidades do país