Termina nesta quinta-feira (29) o prazo para inscrição no Vestibular Cederj 2027/1, que oferece 7.165 vagas gratuitas em 16 cursos de graduação de instituições públicas de ensino superior do Estado do Rio de Janeiro. Na região, o Consórcio Cederj mantém polos em municípios como Búzios, Cabo Frio, Macaé, Rio das Ostras, São Pedro da Aldeia e Saquarema.
As inscrições são realizadas exclusivamente pela internet, na página oficial do processo seletivo. A taxa é de R$ 95,50. Para participar, o candidato precisa ter concluído o Ensino Médio ou estar em condições de concluí-lo até a data prevista para a matrícula no curso escolhido.
Ao todo, são oferecidas vagas para Administração, Administração Pública, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção, Ciências Biológicas, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia, Química, Design Gráfico, Gestão de Turismo, Segurança Pública e Sistemas de Computação. A oferta varia de acordo com a instituição, o curso e o polo escolhido pelo candidato.
As vagas são distribuídas por oito instituições públicas: Cefet/RJ, IFF, Uenf, Uerj, UFF, UFRJ, UFRRJ e UniRio. Os cursos são oferecidos nos formatos a distância e semipresencial, conforme as regras específicas de cada graduação.
Polos na região
O Cederj possui unidades em diferentes municípios da área de cobertura da Prensa de Babel. Em Búzios, o polo funciona na Faetec, na Avenida José Bento Ribeiro Dantas, no Alto da Marina. Cabo Frio conta com unidade no Ciep 150, em São Cristóvão.
Em Macaé, o polo fica na Avenida Aluízio da Silva Gomes, na Granja dos Cavaleiros. Rio das Ostras possui unidade no Centro Municipal de Qualificação Profissional da Zona Especial de Negócios. Também há polos em São Pedro da Aldeia, em Nova São Pedro, e em Saquarema, na Escola Municipal Edílson Vignoli Marins, em Bacaxá.
Embora parte das graduações utilize atividades a distância, o edital chama a atenção para a existência de atividades presenciais obrigatórias. Entre elas estão provas realizadas aos sábados e domingos e, dependendo do curso, práticas de laboratório, atividades de campo e estágio supervisionado.
Nos cursos classificados como semipresenciais, pelo menos 50% da carga horária deve envolver atividades presenciais ou síncronas mediadas. Já os cursos classificados como a distância devem cumprir o mínimo de 20% nessas modalidades. Engenharia de Produção tem regra própria e prevê pelo menos 60% de presencialidade.
O candidato também pode utilizar resultados do Enem, conforme as regras estabelecidas para cada instituição e modalidade de concorrência. Quem solicitou isenção da taxa, cota, ação afirmativa ou reserva de vagas para professores da rede pública também precisa concluir a inscrição no vestibular dentro do prazo estabelecido.
A seleção presencial será realizada em 6 de dezembro. A prova começa às 10h, terá três horas de duração e será composta por 45 questões de múltipla escolha e redação. Os portões serão fechados às 9h50.
O resultado final está previsto para 8 de janeiro de 2027, com matrícula dos classificados entre os dias 8 e 10 de janeiro.
SERVIÇO
Vestibular Cederj 2027/1
Último dia de inscrição: 29 de outubro
Vagas: 7.165
Cursos: 16 graduações
Taxa: R$ 95,50
Prova: 6 de dezembro de 2026
Inscrição: exclusivamente pela internet



