Pular para o conteúdo
Search

Câmara de Búzios aprova decreto legislativo que susta cobrança antecipada do habite-se

Segundo Raphael Braga, autor do projeto, a cobrança, além de ser ilegal, atrapalhava o desenvolvimento da cidade
Foto Matheus Coutinho

Oito votos definiram a aprovação do Projeto Decreto Legislativo (PDL) Nº 01/2022 que susta a cobrança antecipada do habite-se em Búzios. A proposta do vereador Raphael Braga foi aprovada na sessão desta quinta-feira (9), e suspende o ato ilegal executado há pouco mais de dois anos no município e que atrapalhava o processo de licenciamento das obras.

A cobrança estava amparada pela Resolução N° 2 de 2020, no artigo 3º em que traz a antecipação do lançamento do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), exigindo que o contribuinte efetue o pagamento do imposto antes da construção.

No entanto, o documento entra em conflito com a Lei Complementar nº 22, de 9 de outubro de 2009, do Código Tributário Municipal.  O  habite-se é um documento que atesta que o imóvel foi construído de acordo com as normas estabelecidas pela prefeitura local, logo o imposto deve ser cobrado com a devida execução da obra e não como condição para a emissão da licença da mesma.

“Além de ser uma cobrança ilegal, ela acaba empurrando as pessoas para a irregularidade. É uma vitória que a gente corrige na Câmara, através do meu projeto, um absurdo que foi cometido há dois anos atrás. Nós esperamos que isso facilite o acesso das pessoas ao licenciamento das obras, o que vai gerar mais receita própria e vai permitir que as pessoas andem legal, que tenha seu documento de forma correta, tirando todo o entrave da burocracia, dos procedimentos que tanto dificultam a vida do buziano e do empreendedor que quer investir na cidade. Tenho certeza que foi uma decisão correta, agradeço o apoio dos pares que votaram por unanimidade”, comemorou Raphael destacando que seguirá cobrando outras ações de incentivo ao desenvolvimento da cidade, como a revisão do plano diretor.

O presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Búzios, Enarq- Búzios, George Clark, também comemorou o encerramento da cobrança.

“É uma conquista da cidade e da classe, porque a cobrança antecipada de um habite-se de uma construção que ainda não existe é uma coisa completamente absurda. O correto é à medida que você vai construindo você vai pagando ou no final da obra por estimativa do poder público, como o código reza. Isso estava desincentivando a legalização dos processos e dos projetos. Muitas pessoas desistiram de construir legalmente. A cobrança deve ser como determina o código tributário da cidade e de qualquer lugar do mundo”, finalizou o presidente agradecendo o empenho do vereador em atender um pedido da classe.

O PDL foi apresentado no plenário no dia 12 de abril e estava na Comissão de Constituição Justiça e Redação, que deu o parecer favorável.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.