Menu

Cidades

Cabo Frio zera castrações de animais do Canil Municipal

O município é a cidade teste do projeto RJPET. Foto Divulgação.
O município é a cidade teste do projeto RJPET. Foto Divulgação.

Cidade é primeira do estado a acabar com as filas por meio de uma parceria com o governo do estado

Cerca de 250 cães e gatos que vivem no Canil Municipal de Cabo Frio foram castrados nas últimas semanas. A ação faz parte do programa RJPET 100.000 Castrações, que vai castrar cães e gatos resgatados por protetores independentes, ONGs e pessoas físicas em todo o território fluminense. Os procedimentos são custeados pelo governo do estado, por meio da Subsecretaria Estadual de Proteção Animal (RJPET), com a execução dos procedimentos em clínicas privadas credenciadas.

A iniciativa em Cabo Frio, feita em parceria com a prefeitura local, acabou com a fila de castrações que ainda existia no canil, localizado em Tamoios. Os procedimentos foram realizados em uma clínica veterinária particular conveniada ao programa.

“Cabo Frio foi o primeiro município fluminense a zerar as castrações de animais do abrigo público. É uma satisfação ver esses resultados tão rápidos. Estamos em todos os municípios e vamos seguir trabalhando para cumprir a meta de 100 mil castrações até 2022”, disse Marcelo Queiroz, secretário estadual de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, pasta à qual RJPET é vinculada.

 A castração é um procedimento cirúrgico seguro e eficiente, que contribui para o controle de natalidade e para diminuir a incidência de animais abandonados nas ruas. Além disso, também colabora para evitar diversas doenças em cães e gatos. Para o prefeito José Bonifácio, a castração é um ato de cuidado e respeito com os animais.

“Firmamos essa parceria com o governo do Estado e estamos apenas começando a colher os benefícios. Gostaria de agradecer ao secretário de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Marcelo Queiroz, que foi fundamental para a realização da parceria. Agora, o objetivo é ampliar o trabalho para chegar a um número cada vez maior de animais que precisam do procedimento”, afirma o prefeito.

Protetores de animais cadastrados junto ao programa podem inscrever animais para serem castrados com a verba estadual. Para fazer a inscrição, o protetor deve enviar para o e-mail rjpet@agricultura.rj.gov.br os seguintes documentos: identidade com foto; comprovante de residência no Estado do Rio; declaração de um médico veterinário reconhecendo o trabalho de protetor realizado; documentos que comprovem a prática; dados completos do local de acolhimento dos animais; telefone e e-mail para contato.

Os protetores formais podem solicitar a castração de até oito animais por mês. Moradores cadastrados pelo CPF terão direito a solicitar uma castração mensal. Diariamente serão disponibilizadas de 25 a 30 vagas para a castração animal.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Grupo Bz promove rifa solidária em apoio às vítmas das chuvas no Rio Grande do Sul

Morador de Manguinhos denuncia vazamento de água

Escola de Artes e Ofícios Zanine em Búzios promove Experiências Criativas para Adultos

Búzios promove terceiro encontro do Seminário Abolição da Escravatura