Cabo Frio: Vacinação antirrábica para cães e gatos começa nesta terça-feira (18)

Campanha irá imunizar animais a partir de três meses de idade e acontecerá de forma volante. Previsão é de que 25 mil cães e gatos sejam vacinados

PROLAGOS 300_250_pix

A partir desta terça-feira (18), donos de cachorros e gatos moradores de Cabo Frio poderão levar seus pets para receber a vacinação antirrábica. A campanha será realizada de forma volante por conta da pandemia da Covid-19, seguindo a determinação do Ministério da Saúde e Secretaria de Estado de Saúde.

Os agentes de controle de endemias irão percorrer o bairro Jacaré de casa em casa, a partir das 9h30. A imunização é voltada para os animais a partir de três meses de idade. Nos casos dos de médio ou grande porte, é necessário o uso de focinheira.

No dia 9 de junho, a vacinação será no bairro Santo Antônio, em Tamoios, e no dia 23 de junho no bairro São Cristóvão. A previsão é de que 25 mil cães e gatos sejam vacinados até o fim da campanha, que vai até dezembro. O cronograma dos bairros a serem percorridos será divulgado mensalmente.

A raiva é uma doença fatal tanto para animais como para humanos. Devido à implantação do Programa Nacional de Profilaxia da Raiva, em 1973 pelo Ministério da Saúde, que preconizou as campanhas de vacinação antirrábica canina e felina, o estado do Rio de Janeiro não registra casos de raiva em cães e gatos há duas décadas, podendo caracterizar controle da variante 2, que corresponde à transmissão por cães.

Comentários