Pular para o conteúdo
Search

Cabo Frio: Sepe Central aponta “desserviço” do núcleo Lagos após ataque racista

Flávio Guimarães, secretário de educação de Cabo Frio. Imagem: Redes Sociais | Reprodução

Sindicato se posicionou após referência racista feita pelo Sepe Lagos ao secretário de Educação de Cabo Frio. Órgão descreve o caso como “desserviço”

O caso da referência racista feita pelo Sepe Lagos (Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação) ao secretário de educação de Cabo Frio, Flávio Guimarães, ganhou mais um desdobramento. A Secretaria de Combate à Discriminação Racial núcleo central do sindicato publicou uma nota afirmando desacordo com o posicionamento do Lagos, que atende as cidades da baixada litorânea.

O Sepe Central ressaltou um “descontentamento com a publicação” feita. Na última semana, o sindicato realizou uma crítica ao governo municipal por meio das redes sociais, e se referiu ao secretário, que é negro, como “capitão do mato” do governo. A expressão levou a sociedade civil a interpretar o termo como sendo racista e preconceituoso, já que figura deste capitão é historicamente conhecida por perseguir, capturar e açoitar os escravos.

“Essa crítica é extremamente equivocada, sem nenhum embasamento acadêmico, além de se apresentar enquanto um desserviço para a luta do movimento negro. Uma vez que vários secretários já ocuparam o cargo da secretaria de educação de Cabo Frio, em sua maioria brancos, e nunca houve nenhuma nota criticando sua postura com adjetivos similares”, comenta o posicionamento do Sepe Central.

O órgão explicou que a nota deveria se direcionar à prática exploratória, ao invés de ser direcionada ao secretário de forma racista, uma vez que a atitude do secretário vem de encontro à exploração capitalista.

O caso também ganhou apoio da Câmara Municipal de Cabo Frio, que publicou uma nota de repúdio ao Sepe Lagos, e também do Movimento Negro Unificado (MNU), núcleo Rio de Janeiro, que se posicionou em defesa de Flávio Guimarães.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Rio das Ostras dá início à programação natalina do Sesc nesta sexta (22)

Shopping Plaza Rio das Ostras realiza última feira de adoção de cães e gatos do ano neste sábado

Praça Veríssimo de Mello é palco da 8ª Jornada Mundial dos Pobres em Macaé

Firjan SESI encerra inscrições para projetos culturais neste domingo (24)

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.