O balneário oferece as melhores trilhas, passeios de mergulho, esculturas embaixo d’água e muito mais
Para quem achou que Búzios era só calmaria, se enganou. O balneário também oferece inúmeras aventuras para quem gosta de uma atração mais radical, com voos de asa-delta, trilhas, das mais fáceis as mais difíceis, passeios de mergulho e com direito a esculturas embaixo d’água. Algumas atividades são possíveis fazer por conta própria, outras necessitam de marcações com empresas de passeio ou trilheiros. Mas nada é impossível para garantir a diversão e as melhores aventuras.
Além de toda a estrutura de atividades, quem participar dessas programações recebe de presente as paisagens mais bonitas que a cidade pode oferecer e vai se encantar com o que encontrar pelo caminho. Segundo a Prefeitura de Búzios, as atividades trilheiras estão crescendo cada vez mais. Algumas mais citadas são a Ponta do Pai Vitório, na Rasa, Serra das Emerências, Travessia da Ferradura, que passa também pela Enseada das Poças, e Travessia do Canto, mas essas são apenas algumas.
Outras trilhas devem ser feitas acompanhadas por um guia por causa da dificuldade. Assim como os voos de asa-delta que são oferecidos, uma das empresas que oferece este tipo de atividade é a Escola de Asa Delta, onde também é possível se profissionalizar. Para os que querem apenas curtir o momento e poder ver a cidade do céu, precisará apenas dar sorte com o vento. Há também empresas que oferecem o serviço de voo de parapente. Ambos os voos recebem instruções e imagens que podem ser levadas como lembrança.
Búzios também possui atividade debaixo d’água, desde mergulhos há passeios com canoa havaiana. Os principais locais para a prática do mergulho são a Laje de João Fernandinho, Ilha Branca, Ilha Feia, Ilha de Gravatas e Ilha da Âncora. Segundo a empresa de passeio Scuba, cada ponto possui uma característica e cada mergulho é diferente do outro. “Mesmo que seja o mesmo local, a vida marinha sempre nos surpreende”, explica Raffael Affonso, sócio do Scuba.
A Ilha da Âncora é o ponto mais famoso, são 10 km da costa da Búzios, cerca de 45 minutos de navegação. Para muitos esse é o melhor ponto de mergulho. “É um momento de paz, meditação e gratidão pela vida. Pois embaixo d’água você reflete que a vida não é só acordar todo dia e trabalhar pra pagar as contas, existe muito mais fora da rotina”, explica Raffael sobre a sensação de mergulhar.
Em João Fernandes, existe um Parque de Corais e esculturas debaixo d’água. Essa atividade é de graça, basta ter o snorkel. Porém, caso não tenha, isso não é um problema. Vários quiosques na praia alugam o material para realizar a atividade. No fundo do mar podem ser encontradas esculturas como tubarão, sereia e outras imagens variadas.
O turismo de aventura faz parte da quarta matéria de série de tipos de turismo do balneário. Eles são divulgados todas as quartas-feiras. Na primeira matéria foi destacado o turismo esportivo, na segunda o turismo espiritual, na terceira o turismo sol e mar.