Búzios se torna referência em competições esportivas no Rio de Janeiro

Município se consolida como polo de importantes competições de diferentes ramos do esportivas

A cidade de Búzios vem se consolidando no últimos anos com um atrativo para além do turismo ecológico e das famosas praias. O balneário tem se tornado um complexo esportivo, sediando competições do mais variados segmentos do esporte.

Com a junção das condições de vento favorável e dos mares, Búzios possui uma das principais raias para competições náuticas, recebendo importantes campeonatos como vela, windsurf e canoa polinésia. Para além destas categorias, a cidade ganha cada vez mais possibilidades para eventos esportes como ciclismo e maratonas de triatlos, com a consolidação das instalações oferecidas no bairro Aretê, localizado próximo à Praia Rasa e Baía Formosa.

No próximo mês, o Clube Aretê será o ponto de partida para o Circuito Grangiro de Ciclismo. A etapa MTB Búzios será realizada no dia 14 de março, com percursos que irão passar por subidas, praias paradisíacas e singles tracks, testando os conhecimentos do ciclista em diferentes tipos de terreno. A largada será às 7h com equipes elite, masculino e feminino.

Em dezembro de 2020, o local proporcionou o espaço para o XTERRA Brazil Tour. A primeira e única etapa da competição no calendário 2020 contou com nove modalidades e reuniu atletas profissionais e amadores ao longo do circuito off-road.

Imagem: Ronald Pantoja/ Prensa de Babel

Seguindo todos os protocolos de segurança contra a COVID19, os esportistas puderam participar de provas de Triathlon, Mountain Bike, Trail run 5K, 10K e 21K, Swim challenge (1,5km e 3km) e a já tradicional corrida infantil. Atletas renomados e figuras marcadas na história do XTERRA Brazil tornaram os pódios da última etapa ainda mais consagrados, como Artur Pedroza, Geisla dos Santos, Roberta Stopa, Felipe Moletta e Diogo Sclebin, atleta olímpico de Triathlon.

Ainda em 2020, o Aretê recebeu o 19º Torneio Aberto de Golfe, que deu o título a uma jovem revelação fluminense: Humberto Rodrigues, de 19 anos, do Campo Olímpico do Rio de Janeiro. As provas foram realizadas no Campo de Golfe Clube Aretê Búzios (GCAB), considerado um dos mais técnicos da América Latina.

O atleta Breno Domingos da Silva, da Associação Golfe Público de Japeri, ficou em segundo lugar na competição. Ambos os jogadores receberam das mãos de Eudes Filho e de sua mãe, Mercedes, os troféus que homenageiam Dom Eudes de Orleans e Bragança, ex-presidente da Confederação Brasileira de Golfe, recentemente falecido.

Esportes náuticos

No mês de novembro de 2020, o balneário recebeu mais uma etapa do Circuito Rei e Rainha do Mar. O maior evento de águas abertas e esportes de praia do Brasil teve competições desde a Praia do Canto até a Praia Rasa, junto à marina do Hotel Aretê. Foram realizadas atividades de corrida, com Beach Run e Beach & Trail Run, além do biathlon (natação + corrida) com 1km de natação mais 2 km de corrida na areia.

Projeto Rei e Rainha do mar. Imagem: Divulgação

Já em 2019, a Competição Sul-Americana de WindSurf foi sediada na Praia de Manguinhos e recebeu atletas do Egito, México, Chile, Peru e Argentina. No mesmo ano, o Campeonato Brasileiro Canoa Polinésia foi realizado na praia da Ferradura e na Rasa com provas individuais e em duplas.

Imagem: Campeonato Brasileiro Canoa Polinésia/2019

Outro evento com tradicionais etapas em Búzios são as competições de vela. A última edição do Campeonato Brasileiro ABVO de Veleiros do Oceano aconteceu em 2019 com o apoio do Clube Aretê.

PRENSA 970X250 GOOGLE CONTEMPLADO INTERTEXTO BARRA
Comentários