Menu

Cidades

Búzios registra mais de 3 mil casos suspeitos de gripe neste mês de dezembro

  • Home
  • Búzios
  • Búzios registra mais de 3 mil casos suspeitos de gripe neste mês de dezembro
O município ainda não recebeu novas doses da vacina da gripe, e não há uma previsão para recebimento.  Foto Divulgação
O município ainda não recebeu novas doses da vacina da gripe, e não há uma previsão para recebimento.  Foto Divulgação

Para auxiliar nos atendimentos, município vai implantar uma tenda no estacionamento da UBS da Ferradura

A Secretaria de Saúde registrou de 1º de dezembro até esta segunda (27) 3.267 atendimentos nas unidades de saúde de casos suspeitos de gripe da síndrome respiratória aguda grave (SRAG) provocada pelo vírus Influenza A H3N2 (gripe). Com o aumento dos casos, o município irá instalar nesta terça-feira (27) uma tenda no estacionamento da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Ferradura para auxiliar nos atendimentos, que já são realizados pelo Hospital Municipal Dr. Rodolpho Perissé e o Posto de Urgência (PU) na Rasa.  

A síndrome gripal é o conjunto de sinais e sintomas típicos de uma infecção das vias aéreas superiores, com tosse, coriza, dor de garganta, obstrução nasal, podendo haver febre, e que se inicia em poucas horas ou dias, durando em média 5 a 7 dias. Normalmente, é causada por vírus de transmissão respiratória, através da fala, tosse, espirros, secreção nasal e contato direto entre as mãos contaminadas e o nariz, boca ou olhos, assim como o Sars-Cov-2.

O município ainda não recebeu novas doses da vacina, e não há uma previsão para recebimento.  

Dados Covid-19

Assim como outras cidades do Estado do Rio de Janeiro, Búzios também reduziu o número de casos positivos para a Covid-19. A Prefeitura divulgou um balanço das notificações durante este ano.

Em janeiro foram 3.121 pessoas atendidas, sendo 333 casos confirmados, 4 óbitos e 35 internações; em fevereiro 2.097 atendidos 2.097, sendo 205 positivos; 1 óbito e 14 internações; em março foram 3.615 atendidos, sendo 771 positivos, 9 óbitos, 88 internações; em abril 3.060 atendidos, sendo 569 positivos, 19 óbitos e 69 internações; em maio 2.805 atendidos, sendo 531 positivos, 8 óbitos e 62 internações; em junho foram 1.865 atendidos, 286 positivos, 2 óbitos e 10 internações.

No segundo semestre de 2021 foram 1.853 em julho, com 191 positivos, 3 óbitos e 23 internações; em agosto foram 2.392 atendidos, sendo 501 positivos, 6 óbitos e 21 internações; em setembro foram 2.093 atendidos, sendo 411 positivos e 24 internações; em outubro 1.435 atendidos, 146 positivos, 12 intenções e 2 óbitos; em novembro foram 919, sendo 29 positivos, uma internação e sem óbitos; em dezembro o número de atendimento foi alto devido a gripe com 3.271 atendimentos, sendo 4 positivos e 7 internações.  

Vacinação dose de reforço

A partir de terça-feira (28) pessoas maiores de 18 anos poderão receber a dose de reforço da vacina contra a Covid-19. As Unidades Básicas de Saúde estarão aplicando a dose na parte da tarde, das 14h às 16h. Para receber o imunizante é necessário ter um intervalo de quatro meses entre a segunda dose.

As Unidades Básicas de Saúde que estarão aplicando a vacina na terça-feira (28), são: Olavo de Costa, Arpoador/Cruzeiro, Rasa, Baía Formosa, São José e José Gonçalves. Na quarta-feira (29) será nas UBSs de Geribá, Ferradura, Brava, Cem Braças e Capão. Na quinta-feira (30) a vacinação será nas UBSs de Olavo da Costa, Arpoador/Cruzeiro, Rasa, Baía Formosa, São José e José Gonçalves.

Para se vacinar é necessário levar documento com foto, CPF, comprovante de residência, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e comprovante das doses anteriores.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Advogado e ativista assume coordenação de Clínica de Cannabis Terapêutica em Búzios

Vânia de Brito estreia monólogo em Búzios

”Terra Prometida”, livro de Alba Michele, traz um mergulho nas complexidades das comunidades do Rio de Janeiro

Roda de Samba com Evandro Lino no Pátio Michou