Menu

Cidades

Búzios inicia estudos para produção de maricultura  

reunião fiperj búzios maricultura

Município recebeu representantes da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (FIPERJ) para debater o projeto de gestão compartilhada

O município de Búzios iniciou os estudos de viabilidade para produção de maricultura na área costeira do município. A maricultura é a atividade de produção de organismos aquáticos, desde vegetais como as algas, invertebrados como crustáceos e moluscos, até vertebrados como peixes e répteis.

O litoral do Estado do Rio de Janeiro conta com características geográficas e ambientais propícias para esta atividade. Na Região dos Lagos, o município de Arraial do Cabo se destaca com o cultivo na Reserva Extrativista Marinha, unidade de conservação de uso sustentável, sendo o cultivo restrito aos moradores tradicionais e beneficiários da reserva.

De acordo com a Prefeitura, o projeto prevê uma gestão compartilhada com a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (FIPERJ).

O primeiro encontro entre os representantes do estado com a Secretaria do Ambiente e Urbanismo aconteceu no dia 12 de maio. Na ocasião ficou definido que o município será responsável por toda parte de licenciamento, e o Instituto pelo suporte técnico e acompanhamento do projeto.

Para o chefe de unidade de conservação, Eduardo Cunha “O segmento atende principalmente à população pesqueira do município, gerando trabalho e renda, bem como o escoamento da produção para o comércio gastronômico do município”.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Grupo Bz promove rifa solidária em apoio às vítmas das chuvas no Rio Grande do Sul

Morador de Manguinhos denuncia vazamento de água

Escola de Artes e Ofícios Zanine em Búzios promove Experiências Criativas para Adultos

Búzios promove terceiro encontro do Seminário Abolição da Escravatura