A Prefeitura informou à Prensa que esse grupo está sendo vacinado por ser considerado da “linha de frente”. Informação não havia sido divulgada para não haver conflito com o calendário dos idosos.
Após um funcionário do setor de Turismo de Búzios, publicar uma foto em que comemora ter sido vacinado contra a Covid-19, nesta terça-feira (30), moradores começaram a questionar essa ação já que o calendário do município ainda prevê a vacinação de idosos apenas.
A Prensa entrou em contato com a Prefeitura, que informou que esses funcionários vacinados trabalham na conferência dos QRcodes nas barreiras sanitárias.
Ainda segundo a Prefeitura, eles receberam a vacina por trabalharem na “linha de frente”, assim como os Guardas Municipais, que estão nas barreiras desde a última sexta feira (26), quando o superferiado começou no estado do Rio.
A vacinação dos funcionários que atuam nas barreiras iniciou na quinta-feira passada (25). O município ainda disse que o número de pessoas vacinadas desse grupo desde a última quinta não foi divulgado porque ainda estão sendo imunizados. E que para não haver conflito com o calendário dos idosos, a informação só vai ser divulgada quando for finalizada.
A Prensa também entrou em contato com o secretário de Turismo de Búzios Romano Lorenzi que reafirmou as informações oficiais de que alguns funcionários do setor de Turismo foram deslocados para trabalhar nas barreiras sanitárias durante o superferiado e, com isso, passaram a trabalhar na “linha de frente”. Já que tem contato direto e constante com outras pessoas, eles também receberam a vacina para se proteger.
Ainda de acordo com Romano, são 8 profissionais do Turismo que estão nas barreiras. Destes, quatro estão na barreira da Baía Formosa e os outros quatro no entroncamento entre a Rodovia Amaral Peixoto e a RJ-102, que fica de frente para a Escola Agrícola Municipal Nilo Batista, já no território de Cabo Frio e por isso realizada em conjunto com esse município.
CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO EM BÚZIOS
Seguindo o calendário de vacinação divulgado no município, quem recebe a vacina nesta quarta-feira (31) são os idosos de 67 anos ou mais, além de ser a data do início de vacinação dos quilombolas.
O cadastro de vacinação para os profissionais de saúde da cidade também vai até está quarta (31) e devem ser feitos via e-mail: [email protected], com assunto CADASTRO PROFISSIONAL DA REDE MUNICIPAL.
Considera-se profissionais de saúde, todas as pessoas que trabalham em estabelecimentos de saúde, dentre eles, estão os profissionais: médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêutico, odontológicos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais da educação física, médicos veterinários, e seus respectivos técnicos e auxiliares, agentes comunitários de saúde, agentes de combate as endemias, profissionais da vigilância em saúde e os trabalhadores de apoio ( recepcionistas, segurança, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias, gestores e outros), inclui-se ainda, aqueles profissionais que atuam em cuidados domiciliares (programas ou serviços de atendimento domiciliar, cuidadores de idosos, doulas- parteiras), funcionários do sistema funerário, bem como, cemitério que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados e, acadêmicos em saúde e estudantes da área técnica em saúde em estágio hospitalar, atenção básica, clinicas e laboratórios.
Para fazer o cadastro, o profissional deverá informar no e-mail, vínculo ativo com o serviço de saúde ou apresentação de declaração de atuação, emitida pela empresa, nome completo, telefone de contato, endereço da empresa ou estabelecimento, número da carteira profissional.