Menu

Cidades

Búzios: Entenda os trâmites do Vale Card estudantil e sua influência na eleição da presidência da Câmara

Sessão legislativa deste domingo (2). Imagem: Câmara Municipal | Divulgação
Sessão legislativa deste domingo (2). Imagem: Câmara Municipal | Divulgação

Na sessão da Câmara deste domingo (2), os vereadores pautaram o auxílio emergencial dos estudantes e a votação da Mesa Diretora para o biênio de 2023-2024

A última sessão legislativa da Câmara Municipal de Búzios tratou de assuntos que são pautas de debates entre a sociedade civil organizada. No encontro que aconteceu neste domingo (2), os vereadores colocaram em evidência o auxílio emergencial dos estudantes, mais conhecido como “Vale Card”, além da votação da Mesa Diretora para o biênio de 2023-2024.

Após adiamentos da sessão por falta de quórum, os vereadores aprovaram dois projetos de lei sobre o benefício, com caráter de urgência e por unanimidade.

O Projeto de lei 29/2021 altera a lei que institui o Auxílio Emergencial aos Estudantes da Rede Pública Municipal de Búzios, em decorrência da pandemia do Coronavírus ( Lei nº 1.563, de 19 de agosto de 2020). A alteração prevê que o benefício e seus critérios serão regulamentados por Ato do Poder Executivo; e que o auxílio poderá ser concedido “enquanto ainda não houver aulas escolares presenciais” pela pandemia do Coronavírus.

Já o Projeto de lei 30/2021 autoriza o prefeito a suplementar o orçamento vigente no valor de R$ 7.360.000,00 para pagamento do “Vale Card” aos estudantes, com recurso proveniente de excesso de arrecadação, fonte royalties excedentes – 049.

A despesa com o referido cartão de auxílio alimentar para os estudantes é referente aos meses de maio a agosto, conforme a mensagem anexa ao projeto.

O auxílio alimentação é entregue aos alunos da rede municipal desde 2020. Porém, com a nova gestão da cidade a partir de 2021, pais e responsáveis pelos estudantes têm cobrado a Prefeitura um posicionamento sobre a continuidade do benefício. Após reuniões e questionamentos do coletivo “Por Nossos Filhos”, o projeto de lei que diz respeito ao auxílio foi encaminhado à Câmara.

Apesar da aprovação, pais e responsáveis ainda afirmam que não há transparência nas propostas dos PLs.

“Estamos muito preocupados, porque ficou evidente que o que aconteceu neste fim de semana com relação ao Vale Card foi uma jogada política, pura e expressivamente. Nós lamentamos muito sermos utilizados como massa de manobra e depois continuar confirmando que os governantes não estão nem aí para o seu povo, nem para suas crianças. Somente estão atrás de seu próprio benefício. Estamos preocupados porque o projeto de crédito que foi enviado é aberto, sem explicações, especificações.

Agora dependemos do decreto do executivo para saber as condições deste projeto de crédito. O governo nos mantém a pão e circo e assim nós vamos. Vamos entrar no quinto mês do ano e os problemas de estudo ainda continuam sendo insuficientes, precários, sem alcançar toda a população. Falam de ações on-line e até agora só o que temos são grupos de WhatsApp, isso não é uma mediação on-line, comenta Belen Bigorra, uma das fundadoras do Por Nossos Filhos.

Ela ainda ressaltou que a escola de seu filho teve uma reunião por meio do aplicativo Google Meets que teve muitos problemas de conexão, o que causou transtorno no entendimento do conteúdo. “Há falta de costume das crianças com novos aplicativos, porque não sabem lidar, mas se somamos a isso à precariedade da tecnologia que temos no município, fica ruim, há menos motivação e incentivo”.

Os projetos ainda seguirão para sanção do prefeito e publicação da lei.

ELEIÇÃO DA MESA DIRETORA

Mesa Diretora. Imagem: Câmara Municipal | Divulgação

Até o momento, Lorram era o vereador cotado para assumir a presidência da Câmara, mas a situação mudou após ele se tornar alvo da operação Plastografos II, que culminou em sua prisão.

A casa legislativa ainda elegeu os membros da Mesa Diretora para o biênio de 2023-2024. O vereador Rafael Aguiar foi reeleito presidente da Câmara, com 7 votos e uma abstenção, sendo esta do vereador Rafael Braga.

Questionado pela Prensa, Rafael explicou os motivos de sua abstenção.

“Em relação meu posicionamento, eu tenho pautado meu mandato de forma independente e eu acredito que é necessário uma independência do poder legislativo. Os poderes são harmônicos, devem trabalhar em conjunto pra nossa cidade, mas são diferentes e precisam se respeitar, e cada um respeitar o espaço do outro. Eu tenho pautado meu mandato na função de legislador e fiscalizador na casa, e é assim que eu pretendo fazer nos quatro anos, e na ocasião não tinha candidato que me representasse, e representasse os meus anseios, aquilo que eu acredito que é melhor para o relacionamento da casa, e como a casa vai tratar o executivo. Por isso eu me abstive e sigo fazendo meu trabalho de fiscalização, legislando e representando a população”.

Os outros membros eleitos para a Mesa Diretora são: vereador Josué Pereira (vice-presidente), vereador Victor Santos (primeiro secretário) e vereador Dom de Búzios (segundo secretário).

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Angela na Babel – A Coluna da Angela Barroso na Prensa #17

Prefeitura de Rio das Ostras e Sebrae promovem oficina gratuita de Marketing Digital

TV Maricá entra no ar nesta sexta-feira (10)

Alan Câmara assume Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico de Búzios