Menu

Cidades

Combater a gordofobia é objetivo de manual para comunicação

Combater a gordofobia é objetivo de manual para comunicação
Combater a gordofobia é objetivo de manual para comunicação

Com o objetivo de conscientizar, combater a gordofobia e desmistificar preconceitos relacionados à obesidade na comunicação, a Associação Crônicos do Dia a Dia (CDD), com o apoio do Painel Brasileiro da Obesidade (PBO), lança o manual “Falar sobre Obesidade não precisa ser um peso – Como Comunicar Sobre Obesidade”, direcionado a comunicadores, profissionais da saúde e pessoas interessadas em praticar uma comunicação empática e antigordofóbica.

A obesidade é uma doença crônica complexa e persistente, definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como acúmulo aumentado de gordura no corpo. Possui origem multifatorial que afeta diferentes dimensões da vida da pessoa que convive com a condição: biológica, social, cultural, comportamental, de saúde pública e política. Segundo dados publicados em 2021, a prevalência da obesidade triplicou desde 1975 mundialmente, mais de 650 milhões de pessoas no mundo têm obesidade. No Brasil, 26,8% da população adulta convive com a obesidade e 60,3% dos adultos apresentam sobrepeso – o que representa 96 milhões de brasileiros.

Além disso, as pessoas que convivem com a obesidade enfrentam não apenas as complicações e desafios decorrentes da própria condição, mas também sofrem com a gordofobia e o preconceito. Aproximadamente 85,3% das pessoas com obesidade no Brasil já passaram por situações de gordofobia e 61,5% desses casos acontecem em consulta médica. “Tais estatísticas nos mostram o quão urgente é combater a gordofobia em todas as suas formas. É essencial perceber que a obesidade é uma condição multifatorial que requer uma abordagem mais humanizada. Devemos criar um ambiente inclusivo e respeitoso, onde a comunicação empática seja valorizada”, comenta Giulia Gamba, gerente de comunicação da CDD.

O manual aborda diversos tópicos essenciais, incluindo a abordagem da obesidade como uma doença crônica complexa e persistente causada por diversos fatores, a discussão sobre os termos adequados para proteger as pessoas com obesidade e combater a estigmatização, a promoção de hábitos saudáveis para além do peso, a identificação e combate da gordofobia, a importância da empatia na comunicação sobre obesidade, bem como a ênfase em uma linguagem inclusiva e respeitosa. 

“Nossa expectativa é que esse material atinja o maior número de pessoas possível. É uma tentativa de mudar alguns termos para enxergar o que deveria ser óbvio e, assim, proteger vidas que vinham sendo destruídas. Precisamos nos unir e trabalhar coletivamente para substituir o julgamento pela compreensão, e o estigma pela empatia e compaixão”, enfatiza Erick Cuzziol, nutricionista, consultor da CDD e coautor do manual.

 

Sobre a CDD

A associação Crônicos do Dia a Dia – www.cdd.org.br – é uma organização sem fins lucrativos. Desde 2018, tem como missão apoiar todo o potencial humano para ampliar as perspectivas das pessoas que convivem com condições crônicas de doença.  A partir dos pilares de trabalho de responsabilidade social, qualidade de vida, políticas públicas, pesquisa e informação, desenvolve projetos e campanhas para fortalecer o diagnóstico precoce, conscientizar sobre sintomas, políticas públicas, tratamentos e vivências com os

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Brasil é campeão da etapa do Global Tour na Barra de Maricá

Porto da Barra é oficialmente vendido e novo capítulo inicia-se em Búzios

Angela na Babel – A Coluna da Angela Barroso na Prensa #17

Prefeitura de Rio das Ostras e Sebrae promovem oficina gratuita de Marketing Digital