Búzios e Macaé estão entre os seis municípios do Estado do Rio de Janeiro que alcançaram a classificação “Ótimo” no Ranking de Transparência e Governança Pública 2026. O levantamento, divulgado nesta terça-feira (25), avalia como as prefeituras disponibilizam, organizam e tornam acessíveis informações públicas à população.
Além das duas cidades, Rio de Janeiro, Quatis, Rio das Ostras e Petrópolis também chegaram à faixa mais alta da avaliação entre as 13 prefeituras analisadas.
Macaé obteve 80,79 pontos. O material encaminhado à Prensa informa a classificação de Búzios como “Ótimo”, mas não apresenta a pontuação específica do município. Por isso, não é possível comparar, a partir desses dados, qual das duas cidades obteve a maior nota.
O levantamento é elaborado pelo Instituto de Direito Coletivo (IDC), com apoio técnico e metodologia da Transparência Internacional – Brasil.
A avaliação considera 75 indicadores distribuídos em seis dimensões: Legal; Plataformas; Administrativo e Governança; Obras Públicas; Transparência Financeira e Orçamentária; e Comunicação, Engajamento e Participação.
Na prática, são analisadas informações que o cidadão deve conseguir encontrar e consultar nos canais oficiais das administrações municipais, incluindo dados financeiros e orçamentários, informações sobre obras, instrumentos de participação e mecanismos de transparência.
É importante diferenciar o alcance do levantamento: o ranking não avalia a qualidade dos serviços públicos oferecidos pelas prefeituras. A classificação não mede, por exemplo, a qualidade da saúde, educação, transporte ou infraestrutura de Búzios e Macaé. O índice verifica a transparência e a governança a partir dos critérios estabelecidos pela metodologia.
Seis das 13 cidades avaliadas chegaram à classificação máxima
O resultado de Búzios e Macaé acompanha uma melhora geral entre os municípios analisados.
A média das 13 prefeituras passou de 51,03 pontos em 2024 para 63,51 em 2025 e 73,21 em 2026. Em três anos, o avanço acumulado foi de 22,18 pontos.
Em 2024, oito municípios estavam classificados como “Regular”, três como “Ruim” e dois como “Bom”. No ano seguinte, nenhuma prefeitura permaneceu na pior categoria e uma chegou ao nível “Ótimo”.
Em 2026, seis das 13 administrações avaliadas alcançaram a faixa máxima, entre elas Búzios e Macaé.
O controlador-geral de Macaé, Edilson Santana, afirmou que a transparência faz parte da política de gestão municipal e destacou a importância de disponibilizar informações de maneira compreensível para que a população possa acompanhar e fiscalizar a administração pública.
“A transparência faz parte da política de gestão do Governo Welberth Rezende. Trabalhamos para garantir que as informações públicas estejam cada vez mais acessíveis, organizadas e compreensíveis para a sociedade”, afirmou.
A ouvidora-geral de Macaé, Denize Neto, avaliou que a classificação também aumenta a responsabilidade de manter o aperfeiçoamento das ferramentas de acesso à informação e participação social.
O Ranking de Transparência e Governança Pública utiliza uma escala de zero a 100 pontos. Quanto maior a pontuação, maior o nível de transparência identificado de acordo com os indicadores analisados.



