Pular para o conteúdo
Search

Búzios conquista 2º lugar no ‘Desafios dos ODSs’ no G20 com projeto de sustentabilidade

Cidade se destacou pela implementação do Programa Bandeira Azul em suas praias e pode receber recursos federais para novos investimentos
búzis g20 2

Búzios alcançou o 2º lugar na premiação dos Desafios dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), realizada durante o evento do G20 no Centro do Rio de Janeiro, entre os dias 14 e 16 de novembro. O município apresentou o projeto “Sustentabilidade Ambiental e Urbanística, Búzios 2030”, destacando a implementação do Programa Bandeira Azul em três de suas praias.

A premiação, promovida pela ONU Habitat, reconheceu os esforços da cidade em urbanismo sustentável e gestão costeira. Entre os 92 municípios do Estado do Rio de Janeiro, Búzios foi um dos mais bem avaliados, consolidando-se como referência na aplicação dos ODS, especialmente os relacionados ao saneamento (ODS-6) e à vida na água (ODS-14).

Programa Bandeira Azul e sua relevância

O secretário do Ambiente e Urbanismo de Búzios, Evanildo Nascimento, comemorou o reconhecimento, que reforça o compromisso da gestão com políticas ambientais desde 2021. “Essa premiação representa o impacto positivo do Bandeira Azul nas praias e no desenvolvimento urbanístico da cidade. Nosso objetivo é expandir esse programa para a maioria das praias de Búzios até 2030”, afirmou.

Embora o prefeito e o secretário não tenham comparecido ao evento, uma equipe técnica da Secretaria esteve presente para receber o prêmio das mãos do governador Cláudio Castro. O trabalho apresentado incluiu os avanços em gestão costeira e os benefícios ambientais e urbanísticos proporcionados pela certificação internacional.

Metas para 2030

Durante o evento, os municípios foram incentivados a estabelecer metas ambiciosas para os próximos anos. Em Búzios, o compromisso é ampliar o número de praias certificadas pelo Bandeira Azul, garantindo melhorias em saneamento básico, proteção ambiental e qualidade turística.

Além do reconhecimento, a premiação abre a possibilidade de o município acessar recursos federais significativos para investir ainda mais em sustentabilidade e infraestrutura urbana.

Noticiário das Caravelas

Matérias Relacionadas

Estudantes vencem etapa nacional do Projeto Pioneiros com ideia sustentável

Clube Aretê Búzios recebe Festival de Churrasco Princesa neste sábado

Debate sobre ampliação de voos no Santos Dumont gera preocupações e posicionamentos contrários

Magia e Tradição marcam a programação natalina na Região dos Lagos

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!