Cidade de Búzios completou um ano desde que o primeiro caso foi confirmado pelo ex-prefeito André Granado. Até o momento, 4.039 pessoas já testaram positivo para a doença
Nesta terça-feira (13), o município de Búzios completou um ano desde o primeiro caso de COVID-19 confirmado. A cidade, até o dia 13 de abril de 2020, era o único município da região que afirmava não ter nenhum caso de coronavírus, mesmo tomando medidas de prevenção tardias. O caso confirmado foi de um morador do bairro Cruzeiro, na Rasa, que atuava profissionalmente como técnico de laboratório em dois municípios vizinhos.
As informações sobre o caso foram passadas pelo próprio prefeito que atuava em 2020, André Granado, por meio de um vídeo na rede social da prefeitura de Búzios. O prefeito pedia para a população se prevenir e redobrar os cuidados.
Em março de 2020, Búzios não registrava nenhum caso ainda, mas 41 pessoas já aguardavam em isolamento domiciliar o resultado do teste, que confirmaria a presença do vírus ou não. Na época, a estratégia adotada pelo município era que qualquer unidade de saúde realizasse a triagem de pacientes para identificar de forma rápida os casos de síndrome gripal e casos de suspeita do vírus.
O município teve dois casos marcantes durante este um ano de pandemia. O caso do João Maurício, que foi proprietário da Academia do Bosque. Ele narrou por áudio sentir fortes dores na garganta e falta de ar, mas ao ir no hospital dois infectologista disseram que não existia teste para o coronavírus. João morreu em casa, com apenas 47 anos.
O segundo caso foi de Dona Uia, uma das principais lideranças do Quilombo da Rasa, morreu no Hospital Rodolpho Perissé aos 79 anos após relatar ter fortes dores de cabeça durante quatro dias.
Após um ano, a cidade já registra 4.039 casos positivos de coronavírus e 51 mortes, segundo o último informativo diário desta quarta-feira (14).
Apenas em abril, deste ano, o município já registrou 80 novos casos positivos. No mês de março, foram 721 novas infecções no total.
Atualmente o município possui 28 leitos e 19 estão ocupados, 163 pessoas estão em isolamento domiciliar.
Por: Natalia Nabuco, estagiária sob supervisão da jornalista Débora Evelin.