A Câmara de Armação dos Búzios já debate, ainda que apenas nos bastidores, um possível aumento no número de vereadores, passando dos atuais nove para 11. O acréscimo seria motivado pelo crescimento populacional observado no município nos últimos anos, fato confirmado pelo último Censo do IBGE, que aponta que Búzios atingiu a marca de 40 mil habitantes, contra cerca de 28 mil no levantamento anterior, realizado em 2010.
O assunto é tratado com cautela e, segundo apuração da reportagem da Prensa, ainda não tem consenso entre os parlamentares. A mudança só poderá ser efetuada por força de uma alteração na Lei Orgânica, o que necessitaria do voto de dois terços dos vereadores. O presidente da Câmara, vereador Rafael Aguiar (Republicanos), confirmou com exclusividade para a Prensa as conversas que existem nesse sentido.
Segundo o chefe do Legislativo, um Projeto de Resolução do vereador líder do governo, Victor Santos (Republicanos) traz a proposta de aumento na representação política dos buzianos na Câmara, o que o presidente da Câmara garante, não resultaria em gastos extras para os cofres da Câmara.
“Estamos estudando o assunto, ainda não e certo. Pela lei, com o crescimento que Búzios teve, poderíamos chegar até a 13 [vereadores], mas a proposta é chegar a 11. Isso está sendo discutido pelos vereadores, até porque não vai criar nenhum ônus, a gente sempre devolve recursos, a economicidade é muito grande”, destacou Rafael.
O vereador Raphael Braga (União Brasil) admite não ter uma opinião formada sobre o assunto, mas disse acreditar que não seja o momento para mudanças.
“Não temos capacidade física para suportar mais parlamentares. Precisaríamos no mínimo ter uma sede própria da Câmara. O prédio hoje não suporta nem aos que já estão e suas equipes direito. Acho que atender na estrutura seria o mínimo. De outra forma, tenho minhas dúvidas sobre a necessidade de fato de representação de mais parlamentares”, opinou.
Boom anunciado – O município de Armação dos Búzios possui 40.006 habitantes, segundo os primeiros dados oficiais do Censo de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados no dia 29 de junho.
O levantamento confirma o “boom populacional” observado na cidade nos últimos 12 anos. O aumento demográfico foi de 45,16% em relação ao Censo anterior, realizado em 2010.
Em maio, a Prensa fez uma reportagem repercutindo as razões e consequências do fato, ainda com dados preliminares, que apontavam uma população de 39.033 habitantes no balneário.