Pular para o conteúdo
Search

Bia Lula levará programa de tratamento com cannabis medicinal de Búzios à Ministra da Saúde

Ativista se reúne com prefeito e secretário municipal para discutir resultados positivos do uso do canabidiol no tratamento de enfermidades e busca sensibilizar Ministério da Saúde para incluir o uso da substância no SUS
Bia Lula, atriz e ativista, é neta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva - Foto Ronald Pantoja -Grupo Prensa de Babel

Ativista da causa do tratamento com cannabis medicinal, Bia Lula, visitou a Prefeitura de Búzios nesta quinta-feira (11) para conhecer mais sobre o programa pioneiro desenvolvido na cidade. O prefeito Alexandre Martins e o secretário municipal de saúde, Leônidas Heringer, se reuniram com a ativista, que se comprometeu em levar detalhes do programa à ministra da Saúde, Nísia Trindade.

Durante a reunião, Bia Lula relatou sua própria experiência com o uso do medicamento e pôde conhecer os resultados positivos obtidos no tratamento de enfermidades como Epilepsia Refratária, Transtorno do Espectro Autista e Alzheimer com o uso do canabidiol na rede municipal de saúde. A ativista, que chegou a ter sete crises de epilepsia por dia, contou que, após cinco anos usando a substância sob a supervisão do seu médico, os episódios diminuíram para um por mês.

A coordenadora de Cannabis Medicinal do município, Ana Célia D’ávilla, e a presidente da Associação Brasileira de Acesso à Cannabis Medicinal do Rio de Janeiro (AbraRio), Marilene Esperança, também estavam presentes na reunião. O grupo discutiu a importância de levar esses resultados ao Ministério da Saúde para que o uso do canabidiol seja incluído no SUS em todo o país.

Bia reunida com o prefeito de Búzios Alexandre Martins e o secretário municipal de saúde, Leonidas Heringer – divulgação

A iniciativa de Búzios foi elogiada pelos presentes e é considerada um exemplo a ser seguido em outras cidades do Brasil. A Prefeitura reafirma seu compromisso com a saúde e o bem-estar dos munícipes e seguirá buscando alternativas terapêuticas inovadoras para melhorar a qualidade de vida da população.

Búzios também é pioneira na luta contra o preconceito

A militância pelo uso da maconha como remédio em Búzios remonta ao ano de 2014, onde a discussão e divulgação do tema foi aberto pelo advogado e ativista Hamber Carvalho, um dos fundadores da Associação Para Uso da Cannabis Medicinal no Município de Armação dos Búzios, em 2017. Essa luta levou a criação da lei municipal que autoriza o uso medicinal do óleo extraído da cannabis. Desde então, a Secretaria Municipal de Saúde tem dado andamento ao programa e tem mantido parcerias com associações para fornecer o medicamento, enquanto aguarda a distribuição pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no município. De acordo com a Prefeitura, com a empresa vencedora da licitação para distribuição do medicamento pelo SUS no município já definida, aguarda-se apenas o cumprimento dos ritos legais para a distribuição do óleo pela rede municipal à paciente na cidade.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Procon de Rio das Ostras lança Operação Black Friday para orientar consumidores

Búzios promove semana de ações para impulsionar o empreendedorismo feminino

Amanrasa reforça ações para segurança e preservação na alta temporada em Búzios

FLIC celebra cultura e diversidade em Rio das Ostras com programação gratuita

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.