Menu

Cidades

Neta do presidente Lula vem a Búzios conhecer programa de tratamento com cannabis medicinal

Segundo secretário de Saúde, ideia do encontro com Bia Lula é replicar experiência em outros lugares do país
Bia Lula é atriz e ativista, neta do presidente Lula - Grupo Prensa de Babel
Bia Lula é atriz e ativista, neta do presidente Lula - Grupo Prensa de Babel

A neta mais velha do presidente Lula, Maria Beatriz da Silva Sato Rosa visita Armação dos Búzios nesta quinta-feira (11), para conhecer a experiência do município com o tratamento terapêutico com substâncias derivadas da cannabis na rede pública de Saúde.

Bia Lula, como é conhecida, será recebida pelo prefeito Alexandre Martins (Republicanos) e pelo secretário municipal de Saúde, Leônidas Heringer. Segundo Heringer, a ideia é que, a partir do encontro, a medicina canábica ganhe impulso em outros lugares do Brasil.

“Ela vai visitar o projeto para entender o pioneirismo de Búzios. A ideia é trabalhar o exemplo de Búzios para o país”, antecipou o secretário para a reportagem da Prensa.

Apesar da declarada possibilidade de Bia levar para o presidente Lula informações sobre a experiência buziana com o tratamento envolvendo a cannabis, para possível replicação em nível nacional, a visita da “primeira-neta” pode ter uma parcela de interesse pessoal no assunto, visto que ela sofre com crises de epilepsia desde os 11 anos de idade, segundo relatou recentemente em suas redes sociais.

Chegou, inclusive, a ser internada no fim do mês passado após sofrer três crises convulsivas no mesmo dia. A causa do problema é desconhecida, mas o tratamento terapêutico com derivados da cannabis é utilizado em muitos casos.

“Dessa vez não foi tão fácil e nem tirei tão de letra, muitas coisas passam na cabeça pós crise, principalmente quando acontece mais de uma em um dia, e também quando o intervalo é menor do que um mês. E é o que tem acontecido nos últimos 6 meses. Não tenho conseguido ficar um mês que seja sem ter crises. E isso me destrói”, disse, na ocasião.

Pioneirismo – O programa pioneiro em Búzios, que fornece o óleo da cannabis medicinal prescrito pelo sistema de saúde municipal, é fruto de Lei Municipal nº 1.707, de 22 de dezembro de 2021, que autoriza o uso medicinal do óleo extraído da planta. O município é o primeiro dos 92 do Estado do Rio a promover o terapêutico com a cannabis.

Com a empresa vencedora da licitação para distribuição do medicamento pelo SUS no município já definida, agora é preciso aguardar o cumprimento dos ritos legais para a distribuição do óleo da cannabis medicinal na cidade.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Visita guiada oferece roteiro ao Centro Cultural do Legislativo de Macaé

Cabo Frio recebe no sábado (11), ação social “Cras na Praça”

Tragédia no Rio Grande do Sul: Búzios se mobiliza em solidariedade

Advogado e ativista assume coordenação de Clínica de Cannabis Terapêutica em Búzios