Menu

Cidades

  • Home
  • Búzios
  • Baleia morta que encalhou no Mangue de Pedras em Búzios é retirada da praia

Baleia morta que encalhou no Mangue de Pedras em Búzios é retirada da praia

Carcaça do animal já estava em estado de decomposição e foi rebocada pela secretaria de Meio Ambiente para ser lançado em alto mar

Na manhã deste segunda-feira (13), a equipe da Guarda Marítima Ambiental da secretaria de Meio Ambiente de Búzios promoveu a retirada da carcaça de uma baleia, encalhada no sábado no Mangue de Pedras.

A baleia encalhada e ao fundo a traineira para fazer o reboque. Foto Ronald Pantoja

Já em estado de decomposição, a baleia foi amarrada com cordas e puxada por uma traineira para mar aberto. De acordo com o secretario Duda Tedesco, que trabalhou junto com os GMAs na remoção do animal, em alto mar será realizado o protocolo previsto nesses casos, que é o corte da carcaça.

A operação teve início às 5h50, horário de pico da maré cheia, para facilitar o desencalhe da baleia.

Baleia sendo rebocada pela secretaria de Meio Ambiente de Búzios

De acordo com especialistas consultados pela Prensa, há sondagens sísmicas sendo realizadas por empresa de prospecção de petróleo. Estas sondagens afetam o direcionamento das baleias e pode ser a causa de encalhes. No entanto, encalhes de baleias na costa de Búzios não são incomuns.

Em informativo divulgado pela secretaria de Meio Ambiente, Duda destaca a possibilidade desta baleia ser a mesma avistada em Araruama: “conforme informações de técnicos da região, no dia 24 de junho, houve a notificação de uma baleia presa em rede de espera, na região de Araruama, sendo posteriormente, no dia 27 de junho, avistada na altura de Arraial do Cabo, já morta e a deriva”.

GMAs que participaram da operação

Nos últimos dias um golfinho e quatro pinguins apareceram mortos nas praias de Búzios. O golfinho foi achado sem parte da calda, na praia de Tucuns. Os GMAs acreditam que o animal teve a calda decepada após se enrolar numa rede de pesca. A carcaça do animal foi levada para o CTA – Meio Ambiente, empresa que presta serviço para a Petrobrás.

Momento do reboque no Mangue de Pedras. Foto Ronald Pantoja

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

proteto Búzios

Manifestação contra ausência de juízes em Búzios

Foto: João Barreto

Macaé garante serviços gratuitos aos Pets

Corrida Rústica Fest Verão 2023 - Crédito - LÉO BORGES

São Pedro da Aldeia reabre inscrições para corrida rústica nesta quinta (2)

Fotos: Clarildo Menezes

Maricá Skate Fest: Alunos do Esporte Presente treinam na arena de Itaipuaçu