Pular para o conteúdo
Search

Bairros José Gonçalves e Cem Braças, em Búzios, começam a receber regularização fundiária

Uma assembleia, organizada pelo Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro, foi realizada na terça-feira (30) para explicar todo o processo de legalização das terras
Entrega do documento ocorrerá em duas etapas. Foto Divulgação.

Os moradores do bairro José Gonçalves e Cem Braças estão sendo contemplados com a regularização fundiária, realizada pelo Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro (Iterj). Na terça-feira (30), a Secretaria do Ambiente Pesca e Urbanismo do balneário participou da assembleia, organizada pela diretora do Iterj,  Mariana Felippe, para explicar à população dos bairros que o processo de regularização fundiária será realizado em duas etapas.

Na primeira etapa será entregue o Termo Administrativo de Reconhecimento de Posse e Moradia (TARPM) pelo estado e pela Prefeitura. É um documento preliminar do processo de regularização fundiária, e em torno de 20 dias será o ato de entrega do TARPM aos moradores.

O documento garante a segurança jurídica aos ocupantes que se tornam proprietários, além de atestar a localização exata do imóvel. Foto divulgação.

Na segunda etapa, a Prefeitura receberá do Iterj o projeto de regularização fundiária em que consiste em planta topográfica dos bairros, cadastro dos moradores e outras peças técnicas. Após análise e parecer da comissão de regularização fundiária da Prefeitura aprovado, será emitido a Certidão de Regularização Fundiária Urbana (CRF). Na ocasião, o prefeito Alexandre Martins assinará o projeto e enviará ao Cartório de Registro de Imóveis de Búzios para emitir os títulos de propriedade de cada morador. Os trâmites legais demoram em torno de 60 dias.

O subcoordenador de Habitação de Búzios, Daniel Azevedo, pontuou que só está sendo possível a regularização fundiária nestes bairros devido ao termo de cooperação técnica que o prefeito Alexandre Martins assinou com o governo do estado em dezembro de 2021. “Esses processos estavam parados a anos na Prefeitura, e agora temos avançado a cada dia na Regularização Fundiária da cidade. Quem ganha é o morador que terá o seu documento de propriedade em mãos”.

Saiba mais sobre a regularização fundiária em Búzios:

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

Maricá realiza 1º Seminário de Fotografia “Ampliando Olhares”

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.