Na sexta-feira (30), Búzios inaugurou oficialmente a temporada de avistamento de baleias-jubarte na Região dos Lagos, com uma aula prática em alto-mar. A atividade marcou o encerramento da capacitação gratuita voltada para operadores de turismo promovida pela equipe do Projeto da Jubarte, do Espírito Santo, no auditório da Secretaria de Turismo.
O obejtivo do curso é preparar os profissionais locais para atuar com responsabilidade no turismo / foto divulgação
O curso reuniu cerca de 50 participantes, entre guias turísticos, empresários, donos de embarcações, gestores públicos, estudantes de oceanografia, biologia, medicina veterinária e turismo, além de ambientalistas, esportistas e representantes de ONGs e projetos socioambientais. O obejtivo do curso é preparar os profissionais locais para atuar com responsabilidade no turismo de avistamento, alinhando práticas sustentáveis à valorização da biodiversidade marinha.
A produtora cultural Liv Solino, participante da capacitação, celebrou a iniciativa:“Estamos muito gratos pelo curso, que reuniu pessoas do ambiente de Búzios e formou condutores preparados para difundir a educação ambiental. Hoje estamos vendo baleias, o que ainda é novidade em Búzios. É mais uma atração que fortalece o turismo local com segurança e responsabilidade.”, salientou. A ação, apoiada pela Secretaria de Turismo, integra a política pública de educação ambiental, capacitação técnica e fomento ao ecoturismo sustentável em Búzios.