A Enel, concessionária responsável pelo fornecimento de energia da Região dos Lagos, foi pressionada por autoridades, que estavam representando a Região dos Lagos, na audiência pública realizada na manhã desta quarta-feira, 11, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj).
Na ocasião, autoridades expuseram os transtornos que os consumidores estão vivenciando devido a deficiência do serviço. Também foi colocada a preocupação com a chegada do verão. Nesta época, há um aumento populacional na Região, devido a chegada dos turistas. E a preocupação é entender como que a concessionaria irá agir para que esse problema não afete moradores, comerciantes e turistas.
Em resposta a empresa informou que antecipará o plano verão para o próximo dia 30. Esse plano, normalmente iniciado em dezembro, é formado por táticas da empresa para que o serviço acompanhe o aumento da demanda.
A empresa alegou ainda que está fazendo investimentos na Região dos Lagos que ultrapassam os R$ 86 milhões. Além disso, está trocando o maquinário por equipamentos mais modernos. A empresa exemplificou que, inclusive já renovou boa parte da subestação que fica em Arraial do Cabo. A concessionária enfatizou ainda que tem se esforçado para reduzir o tempo de atendimento, entre outras demandas.
A audiência foi convocada pelo deputado Jânio Mendes, em conjunto com o presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, Luiz Martins, que presidiu o evento. Estiveram presentes os prefeitos de Arraial do Cabo, Renatinho Vianna, e de Iguaba Grande, Grasiella Magalhães. A deputada Marcia Jeovani também participou da audiência.
Para a Prefeita de Iguaba Grande, Grasiella Magalhães, e para o Prefeito de Arraial do Cabo, Renatinho Viana, apesar da audiência ser importante, o que eles esperam mesmo é resultados.
“Precisamos que o problema seja resolvido imediatamente, com planejamento eficaz e sem prejuízo para o cidadão. Arraial do Cabo é uma das cidades mais afetadas pelas constantes quedas de energia. Espero que consigamos chegar a um consenso na paz, sem precisar acionar a Justiça”, rebateu Renatinho Vianna.
Já o Deputado Jânio Mendes ficou bastante satisfeito com o resultado da audiência pública. “Tivemos um saldo muito positivo, com antecipação de 45 dias do Plano de Verão, aumento do efetivo para atender a Região, entre outros pontos. Além disso, a empresa vai mostrar o plano para os parlamentares e prefeitos e poderemos acompanhar tudo de perto”, disse o deputado.