Pular para o conteúdo
Search

Ator de Cabo Frio vai representar o Brasil no Oscar 2025

Filme ‘Ainda Estou Aqui’, com participação do ator Daniel Ericsson, irá disputar na categoria Melhor Filme Internacional; ele é professor no Curso de TV e Teatro Marcelo Pires, que atende em Cabo Frio e Rio das Ostras
O cabo-friense Daniel Ericsson brilha no cinema internacional com sua participação no aclamado filme "Ainda Estou Aqui", candidato ao Oscar 2025
O cabo-friense Daniel Ericsson brilha no cinema internacional com sua participação no aclamado filme "Ainda Estou Aqui", candidato ao Oscar 2025

O cinema nacional está em festa. O filme “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles e baseado no livro de Marcelo Rubens Paiva, irá representar o Brasil na disputa ao Oscar 2025 na categoria de Melhor Filme Internacional. A obra, que aborda o período da ditadura militar no país, conquistou o prêmio “Osella de Ouro” de Melhor Roteiro no prestigiado Festival de Veneza, e agora almeja um lugar de destaque no maior prêmio do cinema mundial.

Entre os atores que compõem o elenco de peso, que inclui nomes como Fernanda Torres, Fernanda Montenegro e Selton Mello, está Daniel Ericsson, um cabo-friense de coração. Embora tenha nascido na Suécia, Daniel passou a maior parte da vida em Cabo Frio e atualmente mora na cidade.

Além de atuar, o artista, formado na tradicional Casa das Artes de Laranjeiras (CAL) no Rio de Janeiro, contribui também para a cena teatral da Região dos Lagos como professor no Curso de TV e Teatro Marcelo Pires, com unidades em Cabo Frio e Rio das Ostras.

“Dou aulas de teatro em Cabo Frio e Rio das Ostras, e realizo oficinas e workshops de interpretação para teatro, TV e cinema,” compartilhou Daniel, que também está finalizando uma adaptação de “O Sonho de um Homem Ridículo” de Dostoiévski para o palco.

O curso Marcelo Pires existe há 7 anos com aulas de interpretação para Teatro e Tv para crianças, adolescentes e adultos, e é conhecido por formar talentos como Mell Muzzilio, Sara Vidal, Mel Maia, Arthur Aguiar e Dja Marthis. O ator Daniel soma a equipe técnica de professores para formação de futuros artistas.

“Tenho aluno de 5 anos e de 95 anos. Naturalmente os alunos prestigiaram o filme e é sem dúvida inspirador para os jovens estudantes de arte de nossa região de ver artistas oriundos daqui atingindo patamar de excelência em produções grandiosas. É muito gratificante sentir que nosso trabalho pode inspirar outras pessoas.” disse Daniel.

Daniel e Marcelo Pires ( a esqueda dele) com uma das turmas do curso de TV e Teatro em Cabo Frio – divulgação

Uma história marcante

Foto oficial de divulgação do filme dirigido por Walter Salles que retrata a familia do escritor Marcelo Rubens Paiva

O longa-metragem “Ainda Estou Aqui” é baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, que narra a luta de Eunice Paiva, interpretada por Fernanda Montenegro e Fernanda Torres, para descobrir o destino de seu marido, Rubens Paiva, um deputado cassado e opositor ao regime militar, que foi preso e desaparecido na década de 1970.

O ator Daniel Ericsson dá vida a Vinicius, um agente militar envolvido nos eventos que cercam a captura de Rubens Paiva. Daniel considera a experiência no longa como algo transformador. “Participar do filme ‘Ainda Estou Aqui’ foi uma experiência profundamente enriquecedora e gratificante para mim enquanto artista, ser humano e brasileiro,” afirmou.

Ele ressalta a importância da trama ao lembrar as atrocidades da ditadura militar. “A obra é importante pelo seu caráter de lembrar o que é o horror de uma ditadura brutal. A repercussão e o reconhecimento me dão esperança de que, ao olhar com honestidade para o passado, possamos, enquanto sociedade brasileira, não nos arriscarmos a repeti-lo. Sem anistia para ditaduras e extremismos, ” disse Daniel

Com o filme candidato brasileiro para o Oscar de 2025, Daniel expressa orgulho do trabalho feito e destaca o papel da equipe na realização do projeto.

“É honroso ver o mundo todo, os festivais, a academia, reconhecendo o valor do trabalho. Mas tem um gosto de redenção ver o Brasil se orgulhar de si contando o avesso de sua história,” afirmou. “A aclamação que o filme está recebendo é um sinal de que o público brasileiro está abraçando o cinema nacional. Que este seja o início de um ‘brazilian storm’ na sétima arte!”, finaliza Daniel.

Noticiário das Caravelas

Matérias Relacionadas

Edital vai premiar rodas de samba em todo estado do Rio

Homem mais velho do mundo brasileiro João Marinho é exemplo de longevidade

Estudante de Búzios lidera projeto premiado no Parlamento Juvenil da Alerj

Casa do mestre Janis Roze está disponível para locação na Praia das Caravelas

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!