Manifestação cobrou justiça pelas recentes mortes de mulheres na cidade e que ainda estão sem resposta
A população de Búzios marcou presença no ato contra o feminicídio que aconteceu no sábado (14) na Praça Santos Dumont, um dos locais onde ocorreu o Búzios Jazz Festival. O grupo cobrou justiça pelas recentes mortes de mulheres na cidade e que ainda estão sem resposta, além de denunciar a falta de segurança.
A programação foi organizada pelo Movimento de Mulheres Olga Benário, a Frente Feminista e o Movimento de Mulheres da Região dos Lagos. O ato faz parte de uma série de atividades que são realizadas após os recentes casos de violência contra mulheres no balneário.
“Já se passaram cerca de 2 meses desde que Pamela Carvalho e Leonor Castro foram assassinadas, e desde de então não tivemos nenhuma resposta ou detidos pelos crimes. Além disso, todos os últimos 8 casos de feminicídio que aconteceram em Búzios nos últimos anos seguem sem respostas. Não podemos aceitar que a vida das mulheres seja negligenciada!”, disse o Movimento Olga Benário em um post nas redes sociais.
Os participantes levaram faixas e cartazes com frases como “Pela Vida das Mulheres”, “#PareDeNosMatar”, “Búzios pede socorro”. Além disso, fizeram uma mini vigília em homenagem às vítimas. Foram colocadas placas no chão com os nomes e fotos das mulheres entre algumas velas. Em seguida, os manifestantes saíram pelas ruas do centro em passeata. A Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar deram suporte ao protesto.
O primeiro ato público ocorreu no dia 28 de março na Praça Santos Dumont e reuniu cerca de 250 pessoas. No protesto deste fim de semana, a Polícia Milita não divulgou estimativa de público.
Assista o vídeo:https://youtube.com/shorts/z_Zvp86kCMI?feature=share
Audiência pública “Pela Vida das Mulheres”
O trabalho em busca de respostas e políticas pública de combate à violência contra a mulher não para. Na próxima sexta-feira (20), das 18h às 20h, a discussão será ampliada pela Comissão de Defesa da Mulher junto com a Comissão de Segurança Pública da Câmara Municipal de Búzios, por meio de audiência pública “Pela Vida das Mulheres”.
A audiência foi solicitada pela Frente Feminista de Búzios, Movimento de Mulheres Olga Benário, Movimento de Mulheres da Região dos Lagos e Fórum de Políticas Públicas para as Mulheres de Armação dos Búzios. Os grupos pedem que a população compareça e ocupe o plenário para cobrar respostas das autoridades municipais e estaduais. Haverá transmissão ao vivo nas redes sociais da Casa Legislativa.